Fundação Ambiental de Navegantes instala passarelas ecológicas na Meia Praia

23/04/2014 - 13:59h

Navegantes – A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Navegantes (FUMAN) está concluindo a instalação de duas passarelas ecológicas e um mirante na orla marítima do bairro Meia Praia. As obras estão sendo realizadas através de compensações ambientais impostas às empresas instaladas no município e tem por objetivo preservar a vegetação das dunas, além de garantir a acessibilidade de cadeirantes e pessoas com algum tipo de deficiência física.
De acordo com o superintendente da FUMAN, Paulo Celso Mafra, as passarelas ecológicas são suspensas e construídas com madeira cultivada e tratada, com garantia de 10 anos. Elas são instaladas em pontos estratégicos da praia, levando em consideração a preservação da restinga e dunas, a distância uma das outras e os locais onde circulam o maior número de banhistas. “Uma já está pronta e a outra passarela que vai contar com um mirante para os guarda-vidas, está em fase de conclusão. Já no começo de maio iniciaremos a construção de mais uma passarela ecológica, desta vez no bairro São Pedro, próximo a Faculdade Sinergia, onde antigamente havia um quiosque”.
O superintendente informa, ainda, que a medida vem de encontro ao TAC – Termo de Ajuste de Conduta - assinado entre o município e o Ministério Público Federal. Este TAC obrigou o município a retirar todas as quiosques da praia e substituir os caminhos de pedra por passarelas suspensas, além de recompor a vegetação nativa nestes locais.
Já o prefeito Roberto Carlos de Souza enfatiza, ainda, outro aspecto positivo das passarelas suspensas. “Temos um total de 16 passarelas ecológicas instaladas ao longo de nossa orla marítima. Além da questão ambiental e da acessibilidade, estes locais estão se tornando novos pontos turísticos da cidade”, destaca o prefeito.