Secretaria de Assistência Social lança Campanha “Não dê esmola, dê oportunidade”

23/07/2014 - 19:48h

A Secretaria de Assistência Social de Navegantes lança, nos próximos dias, a Campanha “Não dê esmola, dê oportunidade”, com o intuito de conscientizar a população de, no caso de avistarem um indivíduo em situação de rua, não darem esmola e sim acionarem o Serviço Especializado em Abordagem de Rua do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que dará o encaminhamento correto a estes indivíduos. Para a campanha, 6 mil folders serão distribuídos à população, com o contato do CREAS para que possa ser acionado e demais informações sobre o Serviço Especializado de Abordagem de Rua.

A abordagem de rua é um dos tantos serviços prestados pelo CREAS, no sentido de garantir um espaço de acolhida e escuta, para as pessoas que se encontram com seus direitos ameaçados ou violados. A secretária de Assistência Social, Maria Flor, explica que quando a equipe é acionada ou quando realiza suas rondas pela cidade, é feita uma triagem com a pessoa e o diagnóstico, com o intuito de identificar a origem desse indivíduo e de seus familiares.   

Depois, apenas se for da vontade do indivíduo sair da condição de rua – já que possui o direito constitucional de ir e vir onde quiser, é disponibilizado no CREAS local para higiene pessoal, alimentação e fornecida passagem para a cidade de origem, quando necessário, conforme prevê a legislação. Em outros casos, quando os indivíduos tenham vínculos familiares em Navegantes, encaminha-se para os serviços prestados pela rede, seja na área da assistência social, da saúde ou educação.

“Através das ações executadas pela equipe especializada, busca-se resgatar a identidade e cidadania destas pessoas e reinseri-las no convívio familiar e social, oportunizando, assim, a construção de um novo projeto de vida”, falou a secretária.

População de rua em Navegantes

O CREAS intensificou o Serviço Especializado de Abordagem de Rua no município, com o objetivo de identificar a origem dessas pessoas que insistem em permanecer na rua, já pensando em protegê-las das baixas temperaturas ocasionadas pelo inverno. Só de janeiro a junho desse ano, foram realizadas 73 abordagens pela equipe.

Dos casos acompanhados nas rondas atuais, foi constatado que oito das pessoas em situação de rua têm família em Navegantes: “Orientamos as famílias dessas pessoas, também responsáveis pelas suas integridades, que procurem o CREAS, para tentarmos resgata-las e inseri-las, novamente, no convívio social”.

Contato

O CREAS fica localizado na Rua Aníbal Gaya, 445, centro, e funciona das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. O telefone para contato é o (47) 3342-3829, e-mail creas_navegantes@yahoo.com.br/, ou Secretaria de Assistência Social (47) 3342-3580. 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde