Professores de escolas de Navegantes e Bombinhas são formados para utilizarem plataforma online em salas de aula

01/08/2014 - 16:52h

­­­­Navegantes - Nos dias 29 e 30 de julho, 120 professores das cidades de Bombinhas e Navegantes foram capacitados pelos formadores da Fundação Lemann e estão aptos para utilizarem Khan Academy em salas de aula. A ferramenta é a maior plataforma online e gratuita de Matemática do mundo e tem como diferencial permitir que cada aluno aprenda no seu próprio ritmo e de maneira personalizada.

O objetivo da formação é permitir que os professores experimentem e a plataforma e passem a utilizarem a ferramenta atrelada ao conteúdo dado em salas de aula.  Com a novidade, 16 escolas deverão ser beneficiadas: 4 em Bombinhas e 12 em Navegantes. A plataforma é inteligente e, no primeiro acesso, ela identifica o nível de conhecimento de cada novo aluno por meio de um teste rápido. O link para acessar a plataforma é o www.khanacademy.org.br.

A partir das habilidades conhecidas ou já dominadas, o site sugere exercícios e caminhos possíveis de aprendizagem para o desenvolvimento daquele estudante em especial. À medida que o aluno avança – segundo o tempo disponível para estudar e facilidade para cada assunto – a plataforma registra seu progresso e propõe novos exercícios. O avanço é recompensado com pontos e medalhas. Cada estudante acompanha suas conquistas em um painel de controle, como se acumulasse vitórias e passasse de fase em um videogame.

O aluno pode ainda ser orientador por um tutor: qualquer pessoa cadastrada na ferramenta – como os pais, colegas, o professor formal do estudante ou simplesmente disposto a apoiá-lo no ensino da matemática. O aluno precisa convidar o tutor, que então pode ver o progresso e percalços de seu pupilo por meio de gráficos de desempenho e até mesmo do passo a passo de como se resolveu cada exercício. Assim, o tutor tem como identificar, em tempo real, onde estão as dificuldades e quais são as melhores formas de intervir com cada estudante, individualmente. O tutor pode ainda sugerir tarefas a cada um – como uma lição de casa, inclusive com data limite para finalização – além dos exercícios já propostos pela ferramenta.

A Khan Academy foi criada nos Estados Unidos, em inglês, e chegou ao Brasil no início desse ano, traduzida para o português por meio de uma parceria com a Fundação Lemann. O projeto desenvolve a contínua tradução das vídeo-aulas e da plataforma e, em 2014, pretende ainda expandir uso da Khan Academy nas aulas de matemática em escolas públicas brasileiras. Até junho deste ano, cerca de 160 escolas de 32 cidades dos estados de São Paulo, Paraná e Ceará, já utilizavam a ferramenta. Com o projeto Khan nas Escolas, cerca de 23 mil alunos estão aprendendo com a plataforma e a meta até o final de ano é alcançar 50 mil alunos utilizando a ferramenta nos colégios.

 

 

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