Navetran traz simulador de acidente ao município para comprovar eficácia do cinto de segurança

17/09/2014 - 17:10h

Semana do trânsito:

Navetran traz simulador de acidente ao município para comprovar eficácia do cinto de segurança

Navegantes – A Semana Nacional do Trânsito vai ser lembrada em Navegantes com uma atividade aberta ao público. De 25 a 27 de setembro, em frente ao Ginásio de esportes, um evento vai chamar a atenção da população quanto à necessidade do uso do cinto de segurança. Através do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), uma cabine de caminhão vai estar à disposição da população para a realização de uma simulação de acidente em caso de tombamento, e a eficácia do cinto de segurança nesse momento.

Além disso, no local a equipe da Navetran vai realizar uma blitz educativa, distribuindo folders e materiais explicativos relacionados ao trânsito.

O superintendente da Navetran, Joab Bezerra Duarte Filho, explica que quando a cabine tomba, o cinto trava e a pessoa que está dentro fica presa. “O foco da simulação é alertar motoristas e passageiros para a importância de usar o cinto de segurança, tanto nos bancos dianteiros como nos traseiros, em qualquer tipo de veículo”.

Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST, explica que de acordo com alguns estudos, o cinto é o equipamento mais eficaz em todos os tipos de acidente. Além de impedir, ou minimizar, as lesões em no mínimo 60% dos acidentes, não permite que os ocupantes sejam lançados para fora do veículo, mantendo-os em uma posição segura.

“Levamos a cabine a eventos e locais com grande circulação de pessoas para reforçar a importância do cinto de segurança também no banco traseiro. Um dado que comprova essa realidade é que 80% das mortes dos ocupantes dos bancos dianteiros poderiam ser evitadas se os passageiros dos bancos traseiros estivessem usando o cinto”, finaliza a coordenadora, que aproveita a oportunidade para convidar a população a conhecer a cabine Volvo que vai estar em Navegantes na Semana do Trânsito.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde