Parceria entre Secretaria de Assistência Social e empresas gera inclusão produtiva

18/09/2014 - 17:53h

Navegantes – Entre agosto de 2013 e setembro de 2014, mais de 500 alunos em Navegantes passaram pelos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), coordenado no município pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A Secretária Maria Flor explica que mais do que formar alunos, Navegantes está se preocupando com a inclusão produtiva, através da inserção no mercado de trabalho.

No curso de Soldador em Processo Mig/MAg (Metal Inert Gás/Metal Active Gás), por exemplo, uma parceria entre município e a empresa Navship está dando oportunidade a alunos, que ainda nem terminaram o curso, de serem contratados pelo Estaleiro. A empresa ainda tem interesse na contratação de mão de obra para eletricista naval, operador de empilhadeira, ente outros. A procura por mão de obra feminina nessa área também é grande. E mais, estaleiros de Itajaí estão entrando em contanto para fechar parceria com Navegantes.

No curso de Mecânica, há aluno já trabalhando em concessionária de automóveis de renome, em Itajaí. “Essa parceria é muito importante porque motiva as pessoas que procuram o ensino técnico. Elas fazem a qualificação e já têm a garantia do emprego”, destacou a secretária.

Formatura

No próximo mês, haverá a formatura tanto das turmas que iniciaram o curso no segundo semestre de 2013 quanto das que iniciaram o curso em 2014. Ao todo, 24 turmas estarão recebendo os certificados em 14 cursos técnicos profissionalizantes diferentes, entre eles: Eletricista Naval, Auxiliar Administrativo, Assistente de Operações Logisticas Portuárias, Maquiador e outros.

Prioridade

A coordenadora de cursos, Janete Pegoraro Baron, ressalta que para novas matrículas, os cursos com número elevado de inscritos seguem uma ordem de prioridades. “Estamos procurando, em parceria com os sindicatos da região, escolher os cursos que mais se encaixam às necessidades de demandas de mão de obra de trabalho. Os cursos mais procurados, atualmente, são os da área naval, mas mesmo assim dependemos do MEC para liberação. Por isso, enfatizamos que a prioridade do Pronatec é para pessoas com deficiência e beneficiários dos programas assistenciais. É importante quem tem perfil e ainda não está incluído no Cadastro Único para Programas Sociais que o faça para ter prioridade nas vagas”, finalizou.