Alunos se formam nos cursos técnicos profissionalizantes do PRONATEC em Navegantes

02/10/2014 - 12:26h

A Secretaria de Assistência Social de Navegantes realizou, na noite de quarta-feira (1º/10), no Centro Integrado de Cultura, a formatura de 24 turmas que concluíram os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), uma parceria entre Governo Federal e Município, com aulas ministradas pelo SENAI, SENAT e SENAC.

A formatura foi marcada por depoimentos emocionantes de pessoas que mudaram de vida depois que iniciaram os cursos profissionalizantes, e também por empresas da cidade, como o Estaleiro Navship e a CDL de Navegantes, que ofertaram emprego aos alunos que se formaram. Também foi anunciado por uma empresa da área que os alunos haitianos do curso de Mecânica seriam todos contratados.

De acordo com a coordenadora de cursos, Janete Pegoraro Baron, entre agosto de 2013 e setembro de 2014, mais de 500 alunos em Navegantes passaram pelos cursos do PRONATEC e muitos já começaram a trabalhar na área antes mesmo de finalizar o curso técnico.  

Ao todo, 25 turmas receberam os certificados em 14 cursos técnicos profissionalizantes, entre eles: Auxiliar de Comércio Exterior, Eletricista Naval, Auxiliar Administrativo, Mecânica de Automóveis, Soldador, Assistente de Operações Logísticas Portuárias, Maquiador, Cabeleireiro, etc.

Para a secretária de Assistência Social, Maria Flor, os cursos do Pronatec são uma ótima oportunidade para os jovens e adultos que querem se capacitar para entrar no mercado de trabalho. “Estamos oferecendo cursos que atendem as necessidades do mercado da região, principalmente na área portuária, por isso muitos de nossos alunos já saem com emprego garantido. Ficamos muito satisfeitos em dar essa oportunidade de crescer profissionalmente a cada um de nossos alunos”, ressaltou.

Texto: Louise Benassi - SC 0002880/JP

Secretário de Comunicação Social: Arilson Moraes 

Aguarde