Saúde encontra foco do mosquito e alerta população da necessidade do combate à dengue

23/10/2014 - 15:59h

Navegantes – A Vigilância Epidemiológica encontrou um foco de dengue no bairro São Domingos II, em Navegantes. Foi realizado o monitoramento num raio de 300 metros do local intensificando as buscas as larvas do mosquito, mas nada mais foi localizado. De qualquer forma, a Secretaria de Saúde realizou um trabalho de visita nas casas para orientação aos moradores, para que façam a sua parte não deixando água parada no quintal.

Outro falto que merece atenção, é que a chegada do calor e as chuvas de verão podem favorecer a proliferação do vetor transmissor da dengue, Aedes aegypti, por isso, é muito importante que a comunidade entenda que precisa fazer a sua parte no combate ao mosquito. Além disso, o Dia de Finados também merece um cuidado especial, lembrando as pessoas para que não coloquem vasos que acumulem água nas sepulturas.

A diretora de Vigilância em Saúde, enfermeira Mitie Aoki Lopes, explica que a temperatura mais elevada facilita a reprodução do mosquito, por isso, a precaução com água parada deve aumentar neste período mais quente. “Sabemos que já falamos desse assunto, mas a dengue é uma doença que para ser evitada, a população precisa estar consciente e engajada na campanha de combate a proliferação do mosquito”, destaca a diretora.

De acordo com o Secretário da Saúde de Navegantes, Dr. Samuel Paganelli, é preciso estar atento e fazer a checagem para evitar a multiplicação do mosquito, pois ele leva de 7 a 10 dias para passar do ovo à fase adulta.

Ele explica que assim como a vizinha Itajaí e também outras cidades do Estado, Navegantes está realizando um trabalho intensificado no combate à dengue. Atualmente, existem 270 armadilhas, distribuídas em diversos pontos do município, que são acompanhadas semanalmente pelos agentes de saúde. Os principais locais de acompanhamento são cemitérios, borracharias, ferro velho, lojas de materiais de construção, e até mesmo residências que apresentam pontos com água parada.

A Secretaria está trabalhando também na conscientização da população quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito. O secretário ressalta que alguns focos podem ser encontrados onde menos se espera, como bordas de piscina, vasos sanitários muito tempo sem serem utilizados (geralmente em casas de praia), pneus deixados ao ar livre e vasos de plantas com água.

“É fundamental, então, que os moradores se previnam, tomando os cuidados necessários, como por exemplo, manter a piscina constantemente limpa e tratada, lavar a vasilha dos animais com água corrente e sabão, manter fechado o vaso sanitário e não colocar recipientes que acumulem água nos quintais de casa e também nos cemitérios. Além disso, orientamos às pessoas que ao observarem uma situação de risco, denunciem para a Secretaria da Saúde através do telefone (47) 3342 9811 ou 3342 9826. A dengue pode matar e, por isso, temos que juntos combatê-la”, ressaltou.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde