Navegantes inicia obras do projeto Nossa Praia

26/02/2015 - 11:49h

Navegantes –Iniciaram esta semana às obras do projeto Nossa Praia, que prevê a Recuperação e Proteção da Orla de Navegantes. Nesta primeira etapa, os trabalhos se concentram na retirada do calçadão de pedras de ardósia, que serão substituídas por deques de madeira tratada.

O projeto, que é desenvolvido pela Portonave em parceria com a Prefeitura, prevê ainda, a recuperação da restinga com o plantio de 100 mil novas mudas de árvores nativas, a retirada de espécies exóticas, a eliminação das estruturas de concretos que interferem no ecossistema e a implantação de uma ciclovia ao longo da orla marítima.

Vale ressaltar, que o projeto foi desenvolvido a partir de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), aprovado pela Fatma e Fundação do Meio Ambiente (Fuman), e é uma medida de compensação pelo uso da área para ampliação do pátio de contêineres da Portonave. O investimento total no projeto será de R$ 6,9 milhões, sendo R$ 3,8 milhões custeados pelo terminal portuário, através da medida compensatória e os outros 3,1 milhões investidos pelo Poder Público Municipal.

Conforme o superintendente da Fuman, Paulo Celso Mafra, este projeto é muito importante para o município, tanto na questão ambiental, pois prevê a recuperação e preservação da orla, como também na questão de embelezamento da praia, segurança dos pedestres e ciclistas. “A previsão é que os trabalhos sejam desenvolvidos em 12 meses. Por isso, pedimos a compreensão e a colaboração das pessoas, pois estes transtornos vão ser pequenos, se comparados à melhoria da qualidade de vida que vamos ter futuramente”, enfatiza o superintendente.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação: Vânia Voltolini - SC 01057 JP