CEFIR realiza Encontro com gestantes e ensina técnicas da massagem shantala

23/04/2015 - 13:29h

Navegantes – Todas as Unidades Básicas de Saúde do município realizam encontros mensais com as gestantes do seu bairro. Durante esses encontros, diversas atividades relacionadas à saúde da futura mamãe e do bebê são trabalhadas. A equipe do Centro de Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR) convida esses grupos, um por vez, a participarem de uma atividade nas dependências do CEFIR, em que as fisioterapeutas ensinam as mamães a fazerem a shantala, ou seja, um tipo de massagem que a mãe faz no bebê para melhorar o vínculo entre eles, transmitindo amor e carinho através das mãos.

De acordo com a coordenadora do CEFIR, a fisioterapeuta Aline Vieira, esse contato ajuda muito os pais a conhecerem o corpo de seu bebê, como se comunicam, além de fortalecer o sistema imunológico da criança.

Durante o momento que as gestantes estão no CEFIR, além da shantala, as mamães também aprendem o banho de ofurô nos bebês, uma espécie de banho de dentro de um balde, que proporciona às crianças a sensação de estar no útero da mãe. Após as atividades, é servido um café para todo o grupo.

“É um momento que as mamães e futuras mamães esclarecem suas dúvidas, trocam experiências umas com as outras, além de receberem orientações das profissionais da saúde nas questões relacionadas à gravidez, parto, amamentação e cuidados com o bebê”, esclarece Aline.

Vale ressaltar que a equipe do CEFIR disponibiliza também o transporte, que vai até a UBS do bairro buscar e levar as mamães.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde