Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal realiza castração e microchipagem de cães e gatos

23/04/2015 - 18:49h

Navegantes – Reduzir a população de animais de rua tem sido um grande desafio para muitas cidades de Santa Catarina. Atenta a essa questão, a Secretaria de Saúde de Navegantes, desde agosto do ano passado, realiza um trabalho de castração e esterilização dos cães e gatos que vivem nas ruas. O trabalho também acontece com os animais das pessoas de baixa renda.

O Departamento conta com duas médicas veterinárias, sala de cirurgia, farmácia, almoxarifado, sala para consultas, gaiolas para o pós-operatório e, inclusive, anestesia inalatória.

Desde a sua inauguração, no local, já foram atendidos cerca de 340 animais.

Conforme as veterinárias que trabalham no setor, Karla dos Reis e Luana Mafra, a equipe recolhe os animais para que sejam castrados e medicados. Após a conclusão do atendimento, muitos desses animais são adotados, através de ajuda das ONGs existentes no município. Os que não são adotados, posteriormente, são devolvidos no mesmo local que foram encontrados, isso porque o espaço não é um canil e desta forma não pode ficar com os animais.

É importante ressaltar que o animal só é devolvido para a rua depois de estar totalmente recuperado. Os filhotes abandonados e recolhidos nas ruas ficam no Departamento até completarem seis meses, para que possam ser castrados.

Local não é uma clínica

As veterinárias explicam que, mesmo o local não sendo uma clínica, o Departamento também atende animais de rua atropelados. “No local, eles recebem todo o tratamento inclusive com medicação. Depois disso, são castrados e microchipados. O tempo de permanência depende da recuperação. Nenhum animal debilitado recebe alta, eles só vão embora quando estão com a saúde em perfeito estado”, esclarece a médica veterinária.

Diariamente são realizadas cerca de quatro cirurgias e a capacidade do Departamento é para atender de 11 a 20 animais por vez. Lá eles recebem alimentação através de ração. O consumo de ração é em média 85kg por mês.

 

Como levar um animal para castração

Os animais de rua são recolhidos através de denúncias das pessoas, mas também podem ser encontrados pela equipe do Departamento circula nas ruas.

No entanto, o benefício atinge também a população com renda familiar de até três salários mínimos. Para que o animal seja castrado, é preciso se dirigir ao setor, levando a cópia do comprovante de renda, RG e CPF e comprovante de residência do proprietário.

 

Microchipagem

Os animais recolhidos para castração são microchipados, ou seja, é introduzido neles um chip semelhante a um grão de arroz, onde consta um código que é armazenado num banco de dados, as características do animal, isso para que, caso ele seja encontrado na rua e recolhido novamente, possa ser reconhecido como um animal que já foi castrado.

A importância do microchip serve também para reconhecer o nome do proprietário que por ventura venha a soltar seu animal na rua.   

“O objetivo é que esses animais não procriem nas ruas, aumentando demasiadamente essa população. Sabemos que é um trabalho que vai surtir efeito em longo prazo, mas é fundamental para que haja esse controle”, enfatizam as médicas veterinárias.

Além disso, a equipe também realiza um trabalho na Educação através de palestras e encontros nas escolas, para despertar a consciência das crianças na questão do não abandono aos animais, bem como a importância de sua esterilização.

Aguarde