Fundação Cultural divulga calendário de exposições neste mês de maio

05/05/2015 - 13:33h

Navegantes – A Fundação Cultural de Navegantes convida a população para prestigiar as Exposições de Artes, que estarão durante o mês de maio, nas Galerias da Prefeitura, Aeroporto e CIC.

Nesta sexta-feira (08), às 19 horas, acontece na Galeria de Artes Elson Renato dos Santos, no CIC, o coquetel de lançamento da Exposição de Antiguidades “Nos tempos da Vovó”, de autoria de Júlio Reis. As peças ficarão expostas até o final do mês.

A Exposição de pintura Maresia, da artista plástica Rosiane Serafim, segue até o dia 31 de maio, na Galeria de Artes Joaquim Rodrigues, na prefeitura.

Já na Galeria de Artes do Aeroporto, Priscila Ferrera, apresenta ao público uma exposição coletiva fotográfica com a participação de vários fotógrafos convidados. As obras ficarão expostas até o dia 31 deste mês.

Confira o que retrata cada exposição:

Galeria Elson Renato dos Santos (CIC)

Exposição de Antiguidades "Nos tempos da Vovó”, por Júlio Reis

De 08 a 31 das 08h às 17h30 (seg a sex)

Coquetel de abertura dia 08 às 19h

A Exposição de Antiguidades "Nos tempos da Vovó” é composta por peças do acervo particular do empresário Júlio Reis. Conta com vários objetos antigos com datas que variam entre 1836 e 1980.

Os visitantes poderão ver peças de cozinha como chaleiras, panelas, lampiões, máquinas de costura manuais, máquina de moer carne, rádios, ferros de passar roupa aquecido à brasa, batedeira de bolo, brinquedos, telefones antigos, toca discos, bicicleta, lambreta, vitrola, discos de vinil, moedas e cédulas da moeda brasileira, aparelhos de som, berço, cama e guarda-roupa, fogão, geladeira entre outros objetos e curiosidades.
A exposição reúne objetos que antigamente fizeram parte do cotidiano das pessoas, porém os mais jovens, talvez nunca tenham visto de perto.
O objetivo da exposição levar aos olhos dos visitantes um pouco de história e de como as pessoas viviam antigamente, seus costumes e comportamentos.

Galeria Joaquim Rodrigues (Prefeitura)

Exposição Maresia, por Rosiane Serafim

De 01 a 31 das 08h às 17h30 (seg a sex)

A inspiração da autora vem das imagens de nossas praias, quando anda a beira mar. O sol traz as primeiras luzes e cores do dia, enquanto os movimentos dos pescadores, suas redes e seus barcos, fazem a festa de mergulhões, gaivotas e andorinhas do mar.

Cenas comuns para quem vive no litoral, embora, muitas pessoas, devido à correria do dia a dia, não consigam perceber a poesia da vida que pulsa aqui. Andar na praia entre guaruçás e cães que se espreguiçam na areia, ouvir o vai e vem das ondas, é algo que não se pode avaliar,  apenas apreciar.

Com Maresia, sua intenção é transmitir essas sensações e provocar nas pessoas, o desejo de vivenciar essa realidade, repleta de momentos de poesia e encantamento, dos litorais tão explorados economicamente e tão descuidados ecologicamente.

Maresia é isso, um cheiro de mar na luz da manhã, uma nova visão a cada dia e a constatação de que o belo insiste em ser óbvio.

São 13 obras desenvolvidas com a técnica óleo e acrílico sobre tela e que estão à venda, por preços que variam de R$ 400,00 a R$ 1.300,00.

Galeria Aeroporto

Exposição Navegando por Navegantes, por Priscila Ferrera

De 01 a 31 das 06h às 24h (todos os dias)

Sob a curadoria de Priscila Ferrera, Navegando por Navegantes é uma exposição coletiva fotográfica com a participação de vários fotógrafos convidados, entre eles, Nego Miranda, Marcos Porto,Alex Dickel, Rafaga Rodrigues, Jussellen Nunes, Junior Kocke, que mostram  as belezas da cidade de Navegantes.

A importância da atividade fotográfica na cidade foi desenvolvida isoladamente e por meio da exposição realizada na Fundação Cultural, esses registros fotográficos representam memórias da cidade. Essa união dos fotógrafos possibilita valorizar a arte fotográfica e mostrar para a população uma nova forma de olhar e refletir. Através da necessidade de apresentar a produção fotográfica da região, ao proporcionar belas imagens se propõe por meio da fotografia, a reflexão sobre as questões humanas do cotidiano.

São 19 fotografias e algumas delas estarão à venda. Informações sobre valores, entrar em contato com a organizadora da exposição, Priscila Ferrera, no número (47) 9600-5768.