VENTO DO QUADRANTE SUL E CICLONE FAVORECEM ALAGAMENTOS NO LITORAL DE SC

25/05/2015 - 16:15h

VENTO DO QUADRANTE SUL E CICLONE FAVORECEM ALAGAMENTOS NO LITORAL DE SC

Entre esta segunda-feira e a próxima sexta-feira (de 25 a 29/05) a persistência do vento sul a leste e formação de um ciclone extratropical no oceano deixa o mar muito agitado no litoral de SC e do RS, com ondas mais altas e picos de onda que variam entre 3,0 m e 4,0 m próximo à costa, entre a quarta e sexta-feira.

O acúmulo de chuva, associado os picos de maré e ondas altas, favorecem alagamentos em áreas costeiras de SC. Os alagamentos podem ocorrer nos horários de pico de maré alta nos locais mais baixos da costa, tais como: a Rod. Diomício Freitas (acesso ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz) e o Centro de Eventos – CentroSul em Florianópolis, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Barra Velha, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Araranguá, Laguna, entre outros.

Os horários mais prováveis dos alagamentos para a região costeira de Santa Catarina devem coincidir com os picos de maré astronômica (Tabela 1):
Tabela 1 – Picos de maré astronômica prevista pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha (DHN).


Acompanhe em tempo real a variação da maré na costa catarinense em: http://ciram.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=812&Itemid=490

Argeu Vanz – Oceanólogo
Clóvis Corrêa - Meteorologista

Plantão Defesa Civil Navegantes (47) 9910-4545.

 

Autor: Defesa Civil
Fonte: Ciram Epagri
Link da fonte: www.ciramepagri.com.br

Aguarde