Fundação Cultural divulga agenda de filmes exibidos no CIC no mês de julho

30/06/2015 - 12:20h

Navegantes – A Fundação Cultural de Navegantes exibe às sextas-feiras, diversos filmes, na sala de vídeo do Centro Integrado de Cultura (CIC), localizado na Rua Maria Leonor da Cunha, onde funcionava o antigo Pavilhão de Eventos.

Os três primeiros filmes fazem parte do projeto Programadora Brasil, do Ministério da Cultura, que tem o intuito de expandir os circuitos não comerciais e divulgar o cinema brasileiro dentro do próprio país, disponibilizando filmes e vídeos para pontos de exibição, como escolas, universidades, cineclubes e centros culturais, a fim de aproximar o cinema brasileiro do cidadão.

O último filme, Minhocas, é uma parceria da Fundação Cultural com a Animaking, produtora de animação com foco na técnica Stop Motion. A animação será exibida como opção para a semana de férias escolares.

Abaixo segue informações sobre programação de filmes de julho:

10/07, às 19h - Eu me lembro

Drama - Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse: O filme acompanha o crescimento de Guiga, nascido na cidade de Salvador, numa época provinciana. No contato com a mãe, Aurora, descobre a sexualidade e seus limites. Com o pai, Guilherme, temível, austero e puritano exacerbado, viverá muitos conflitos. O garoto cresce movido pela culpa católica, marcada pela morte da mãe antes mesmo da adolescência. Quando jovem, o protagonista nutre raiva pelo pai e, durante a ditadura militar, vive sua fase mais ativa.

17/07, às 19h - Madame Satã

Drama - Classificação Indicativa: 18 anos

Sinopse:Rio de Janeiro, 1932. No bairro da Lapa vive encarcerado na prisão João Francisco (Lázaro Ramos), artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos. Após deixar o cárcere, João passa a viver com Laurita (Marcélia Cartaxo), prostituta e sua "esposa"; Firmina, a filha de Laurita; Tabu (Flávio Bauraqui), seu cúmplice; Renatinho (Felippe Marques), sem amante e também traidor; e ainda Amador (Emiliano Queiroz), dono do bar Danúbio Azul. É neste ambiente que João Francisco irá se transformar no mito Madame Satã, nome retirado do filme Madame Satã (1932), dirigido por Cecil B. deMille, que João Francisco viu e adorou.

24/07, às 19h - Janela da Alma

Documentário - Classificação Indicativa: 12 anos

Sinopse: Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade ­ se é que ela é a mesma para todos.

31/07, às 15h - Minhocas

Animação - Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: Júnior (Cadu Paschoal) é uma jovem minhoca que não consegue fazer amigos, já que todos os que conhecem o consideram mimado pela mãe. Disposto a provar o contrário, ele desafia um dos que o provoca para um desafio envolvendo um arriscado salto sobre um penhasco. Entretanto, antes mesmo da disputa começar, Júnior e Nico (Yago Machado) são levados para a superfície por uma escavadeira. Longe de casa e em um ambiente hostil, eles acabam encontrando o vilão Big Wig (Daniel Boaventura), um tatu bola que deseja transformar as minhocas em escravos.