Atendimento integral na Educação Infantil de Navegantes é referência em Santa Catarina

25/08/2015 - 21:05h

Navegantes – Os números do último levantamento do Ministério da Educação (MEC) confirmam que dos 297 municípios de Santa Catarina, Navegantes ocupa a 8ª colocação no atendimento à Educação Integral, para alunos de quatro e cinco anos. “Isso é muita coisa”, resume a consultora em Educação da AMFRI, Gilmara da Silva.
Ela explica que de acordo com a divulgação do MEC, no ano de 2013, Navegantes atendia 5.300 crianças de zero a cinco anos. Dessas, 4.726 ficavam o dia inteiro na escola, o que representa 89% de atendimento integral.

Outro dado que chama bastante a atenção é o crescimento no número de matrículas nas creches. Em 2004 eram atendidas 333 crianças. No ano de 2014, esse atendimento aumentou em 750%, passando para 2833 alunos matriculados de zero a três anos. Na pré-escola, que abrange crianças de quatro e cinco anos, esse número aumentou em 91%, já que num período de dez anos, o atendimento passou de 988 para 1893 estudantes.

No ranking estadual, Navegantes aponta como 8º município que mais atende alunos de quatro e cinco anos na Educação Integral e com esses números, o município desponta em primeiro lugar na região da AMFRI. “Navegantes tem conseguido nos últimos anos, superar seus desafios sociais e tem trazido para a Educação, índices e resultados extremamente positivos”, declara Gilmara.

Para o prefeito Roberto Carlos de Souza, os números representam o fruto de um trabalho planejado e realizado com muita determinação. “Educação muda à vida de um povo. Navegantes investe na educação tendo o firme propósito de oferecer oportunidades e contribuir para um futuro melhor para todos”, enfatiza o chefe do Executivo municipal.