Desfile comemorativo ao aniversário da cidade acontece neste domingo (30)

27/08/2015 - 13:35h

Navegantes 53 anos:

O tradicional desfile comemorativo ao aniversário da cidade acontece neste domingo (30), a partir das 13h30. O trajeto é o mesmo do ano passado, na Avenida José Juvenal Mafra, saída em frente ao prédio da Justiça do Trabalho em direção ao Ginásio de Esportes.

Além das escolas da Rede Municipal de Ensino, a Escola de Educação Básica Professora Adelaide Konder, de Machados, EEB Professora Júlia Miranda de Souza, do Centro e EEB Profª Paulina Gaya, de São Domingos II, levarão seus alunos para a avenida. O desfile vai contar também com a participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Navegantes (APAE), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Núcleo Avançado de Ensino Supletivo (NAES), Grupos de Idosos, Polícia Militar, Jeep Clube, Associação de Karatê Amaro Dojo, Bombeiros Militares, Associação dos Haitianos, ONG Pró-Bichos, Escolas de Idiomas de Navegantes, entre outros.

A Secretaria de Educação convida toda a comunidade para prestigiar esse evento, que enriquece a programação de aniversário da cidade.

A história

Idealizado no ano de 1993 pela Professora Elsir Bernadete Gaya Müller, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e primeira dama do município daquele ano, o Desfile Municipal de Navegantes chega este ano de 2015, na 22ª edição. Na sua criação, o evento não era um desfile, e sim um festival folclórico com a participação de algumas escolas. O objetivo principal era inclusão dos alunos da Apae durante as apresentações, que aconteciam no Ginásio de Esportes, no final do mês de agosto, ocasião em que se comemora a semana do excepcional, semana do folclore e aniversário do município.

O festival aconteceu desta forma apenas mais um ano e na sua 3ª edição, devido ao grande número de escolas que optaram em participar, o evento se transformou em desfile municipal e a cada ano, as unidades escolares surpreendem pela beleza e criatividade que levam para a avenida.