Nova sede do CREAS é inaugurada

27/08/2015 - 14:58h

Na ocasião, o CREAS estará lançando o “Cuidar Mulher”, um serviço oferecido a mulheres vítimas de violência, com orientação de assistente social, psicólogo e advogado, além de encontros mensais focando a não revitimização.

A Prefeitura de Navegantes/Secretaria Municipal de Assistência Social realiza, no dia 31 de agosto de 2015 (segunda-feira), às 19h, a inauguração da nova sede do Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS. O novo endereço fica na Av. Santos Dumont, nº 312, Centro (próximo à Igreja do Evangelho Quadrangular).

Em ambiente mais amplo e confortável, o CREAS poderá oferecer um serviço ainda melhor, com foco no atendimento especializado e continuado a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, as quais se encontram com seus direitos violados.

Conforme a coordenadora do CREAS, Kátia Maria Rosseto, o público atendido no CREAS é formado por: vítimas de violência física, psicológica, negligência, abuso ou exploração sexual; indivíduos em situação de rua; crianças, adolescentes e idosos vítimas de abandono; crianças e adolescentes em vivência de trabalho infantil; vítimas de discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia; e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade.

Cuidar Mulher

Na ocasião da inauguração, o CREAS estará lançando o “Cuidar Mulher”, um serviço oferecido a mulheres vítimas de violência, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). Neles, as vítimas contam com o atendimento de uma equipe técnica formada por assistente social, psicólogo e advogado. Elas são esclarecidas sobre seus direitos e orientadas a sair da situação de risco. Passam por atendimento psicossocial individual e/ou familiar, em grupo e jurídico, e encaminhamento à rede de atendimento quando necessário.

Além disso, serão realizados encontros mensais, para trabalhar os tipos de violência vivenciados pelas mulheres, focando a não revitimização e resgate da autoestima.