Município anuncia investimentos e melhorias no Hospital

09/10/2015 - 14:36h

A Prefeitura de Navegantes realizou na quinta-feira (08), uma Coletiva de Imprensa, no auditório do Paço Municipal, com o objetivo de anunciar melhorias e novos investimentos no Hospital. O evento contou com a participação de autoridades municipais, novos gestores do hospital, deputado estadual Kennedy Nunes e do secretário de Estado da Saúde João Paulo Kleinubing.

Hospital sob nova administração
Desde o dia 04 de outubro o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes passou a ser administrado pela empresa Instituto Vida, vencedora do processo licitatório e que vai ficar na gestão pelos próximos cinco anos.
Em parceria com a prefeitura, a empresa pretende ampliar os serviços assistenciais, garantindo um melhor atendimento para a população. Entre as medidas que já estão sendo adotadas, estão a contratação de novos profissionais, aquisição de equipamentos, redução no tempo de espera dos atendimentos de urgência e emergência, buscando uma maior humanização de todo o processo.

Melhorias no Centro Cirúrgico e Obstétrico
Com o objetivo de atender as exigências da Vigilância Sanitária Estadual, a Prefeitura de Navegantes promoveu uma série de melhorias e adequações no Centro Cirúrgico do Hospital.
As melhorias realizadas incluem a troca do piso, instalações de barreiras físicas, melhorias nos ambientes existentes, aprimoramento das esquadrias instaladas, como também a adequação dos fluxos assistenciais e dos serviços de suporte como os do Centro de Materiais e Esterilização e da lavanderia hospitalar.

Novos Serviços Assistenciais
A partir do dia 13 de outubro o Hospital de Navegantes passa a oferecer o serviço de ortopedia, que atuará na retaguarda do Pronto Socorro, contando com médicos ortopedista em regime de plantão e sobreaviso, incluindo a realização de cirurgias eletivas referenciadas, permitindo o atendimento de vítimas com fraturas. O investimento anual nestes novos serviços será de 1,2 milhão. (um milhão e duzentos mil reais)
O atendimento também vai contar com o serviço de sobreaviso de cirurgia, permitindo procedimentos cirúrgicos ambulatoriais e tratamentos para cirurgias de urgências em regime hospitalar.
O secretário adjunto de Saúde de Navegantes, Leonardo Viana, explica que os dois serviços vão permitir a realização de cirurgias eletivas, melhorando o acesso da população aos serviços especializados de saúde e diminuindo as filas de espera para estes tipos de procedimentos. “O ganho que vamos ter com a implantação destes novos serviços será bastante significativo”, enfatiza o secretário.

Ampliação do Hospital
A ampliação do Bloco A do Hospital, que está em andamento, trará novas estruturas que permitirão aumentar a gama de especialidades e serviços oferecidos. O Bloco A vai abrigar o novo Centro Cirúrgico e Obstétrico, projetado para atender partos humanizados de acordo com as normas da vigilância sanitária. Além disso, o local vai contar com um Centro de Diagnóstico por Imagens, que permitirá a realização de exames de alta complexidade.
De acordo com o prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, os investimentos nesta obra de ampliação do Hospital de Navegantes (Bloco A) estão em torno de R$ 9 milhões, recursos estes oriundos de parcerias e convênios entre o Município e o Governo do Estado. “Esta obra é de fundamental importância para o município de Navegantes, como medida estrutural a resolução de parte dos problemas de saúde pública, em virtude do município possuir grande dependência dos hospitais da região”, observou.

O prefeito enfatizou, ainda, que agora o novo desafio é captar os recursos para a aquisição de novos equipamentos, mobiliários e materiais necessários para o funcionamento da nova estrutura, orçados em cerca de 3,5 milhões. A previsão do município é que o Bloco A do Hospital (parte nova) entre em funcionamento no início do segundo semestre do ano que vem.

Texto: Fernando C. de Souza / Maila Santos
Secretária de Comunicação: Vânia Voltolini - SC 01057 JP