Saúde de Navegantes é escolhida como melhor prática da Atenção Básica no Estado pela região da Foz

25/11/2015 - 13:56h

O município de Navegantes foi escolhido em primeiro lugar, sendo considerado a melhor prática de Atenção Básica em Santa Catarina, na região da Foz do Itajaí e terá o seu trabalho, que consiste num Projeto que foi elaborado, montado e desenvolvido ao longo do ano em uma unidade de saúde do município, divulgado e premiado no  Encontro Estadual.

A cada dois anos, a Secretaria de Estado da Saúde-SES/SC, através da Superintendência de Planejamento e Gestão – SUG e Gerência de Coordenação da Atenção Básica – GEABS, em parceria com a Diretoria de Educação Permanente em Saúde realiza o Encontro Estadual de Saúde da Família e apresenta as Melhores Práticas realizadas pelas equipes de Atenção Básica e da Estratégia Saúde da Família de Santa Catarina.
Na última quinta-feira, dia 19 de novembro, na cidade de Gaspar, em reunião do COSEMS, foi divulgado oficialmente o resultado da seleção de trabalhos para o VII Encontro Estadual de Saúde da Família, que ocorrerá em março de 2016.
Navegantes foi representado por 6 trabalhos enviados para a seleção, sendo escolhido entre várias cidades como a Melhor Prática da Atenção Básica.
O projeto vencedor foi “O bicho vai pegar – educando com arte e cultura: programa saúde na escola, práticas de prevenção e promoção da saúde”, realizado pela Equipe de Saúde da Unidade Básica do Gravatá, que consiste num teatro de fantoches que fala sobre a importância da higiene para a saúde da pessoa e é desenvolvido junto às crianças, com o objetivo de promover e prevenir problemas de saúde futuro, buscando formar hábitos saudáveis de vida.
Na próxima semana, a Gerência da Atenção Básica Estadual fará contato com a Secretaria Municipal da Saúde, especificamente com a Diretora da Atenção Básica, Enfermeira Marlova Cescon Haeffner, para combinar junto à equipe vencedora a gravação do vídeo que será apresentado no Encontro no mês de março de 2016 e a entrega da premiação.
“Agradeço às equipes que participaram com seus projetos, a todos os colegas que se empenharam para que fosse possível participar do evento. Sem dúvida nenhuma, entre tanto problemas que existem quando se fala em Saúde, um prêmio com esta importância mostra que a Atenção Básica local está fortalecida e através do trabalho realizado e submetido à avaliação, os profissionais de saúde levam agora sua prática para todo o Estado de Santa Catarina”, finaliza a enfermeira Marlova.