Ministério das Cidades recebe projeto de Binário de acesso ao Aeroporto de Navegantes

25/11/2015 - 15:49h

Em viagem a Brasília na última semana, o prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza e representantes do Legislativo visitaram o gabinete do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para protocolar o projeto de construção de um binário de acesso ao aeroporto, transformando ruas paralelas em mãos de sentido único - uma para cada sentido, e descongestionando o tráfego na Rua Manoel Leopoldo Rocha – hoje a principal via de acesso ao aeroporto.

O projeto de implantação do sistema binário propõe que se atenda ao tráfego de passagem e a separação funcional do acesso ao aeroporto, otimizando e requalificando a infraestrutura viária. O objetivo é organizar o tráfego de acesso ao aeroporto e o tráfego de passagem, assim como a manutenção de um sistema viário de acesso exclusivo ao terminal, visto que a frota do município atualmente está estimada em 37.000 veículos.

De acordo com a Secretaria de Governo, o Aeroporto de Navegantes foi implantado de forma que criou um bloqueio no território e no sistema viário urbano. Hoje, o tráfego da porta de entrada do terminal tem que se dividir com o tráfego de passagem da cidade.

Com o binário, será possível a implantação de duas linhas troncais de serviço para o transporte coletivo. A primeira ligando a área central ao terminal aeroportuário, utilizando uma circular, a outra como troncal de passagem, ligando a estação central aos bairros ao norte do município.

Conforme o prefeito Roberto Carlos de Souza, esta pequena alteração no sistema viário trará uma grande e positiva mudança na mobilidade urbana, fazendo, pela primeira vez, a implantação de linhas de atendimento do sistema de transporte coletivo urbano com o aeroporto e dele para todos os bairros e principais pontos de conexão da cidade.

Investimento

O investimento estimado para essa obra é de R$ 13 milhões, já que além do binário, estão contempladas também obras de drenagem e macrodrenagem nos entornos do aeroporto. O ministro Kassab mostrou-se bastante receptivo ao projeto, que agora será analisado pelos técnicos do Ministério das Cidades.