Encontrado foco do mosquito da dengue na Avenida Conselheiro João Gaya

26/11/2015 - 11:59h

A equipe da Vigilância Epidemiológica de Navegantes encontrou na manhã de terça-feira (24), um foco positivo do mosquito aedes aegypti, vetor transmissor da dengue. A larva, que passou por análise laboratorial, foi encontrada na Avenida Conselheiro João Gaya, uma das principais ruas do centro da cidade.

De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Eduardo Leal, um grupo de agentes já está trabalhando num raio de 300 metros a partir do foco, visitando todas as casas, orientando e verificando a existência de água parada nas residências.
Ele explica ainda que Navegantes realiza um trabalho intensificado no combate a dengue o ano inteiro, mas nesse período, com a chegada do calor, é necessário chamar a atenção da comunidade para que faça a sua parte, não deixando acumular água. Atualmente, existem 215 armadilhas distribuídas em diversos pontos do município, que são acompanhadas semanalmente pelos agentes de saúde. Além disso, outros 65 pontos são monitorados, como cemitérios, borracharias, ferro velho, lojas de materiais de construção, etc. 
Eduardo enfatiza ainda que alguns focos podem ser encontrados onde menos se espera, como bordas de piscina, vasos sanitários muito tempo sem serem utilizados (geralmente de casas de praia), pneus deixados ao ar livre e vasos de plantas com água. “É fundamental que os moradores se previnam tomando os cuidados necessários, como por exemplo, manter a piscina constantemente limpa e tratada, lavar a vasilha dos animais com água corrente e sabão, manter fechado o vaso sanitário e não colocar recipientes que acumulem água nos quintais de casa e também nos cemitérios. Além disso, orientamos às pessoas que ao observarem uma situação de risco, denunciem para a Secretaria da Saúde, através do telefone (47) 3185 2371. A dengue pode matar e, por isso, temos que juntos combatê-la”, destacou.  
 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde