Navegantes se mobiliza no Dia Mundial de luta contra a Aids

30/11/2015 - 18:03h

Nesta terça-feira, 1º de dezembro, é marcado o Dia Mundial de luta contra a Aids. Em Navegantes, as ações estarão voltadas ao diagnóstico precoce e para atingir esse objetivo, a Secretaria de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, na figura do Programa Municipal de DST/HIV/Aids/HV em parceria com a Estratégia Saúde da Família,  vai levar os testes rápidos à população em geral,  na Praça Nossa Senhora dos Navegantes próximo ao Ferry Boat, das 08h30 às 17 horas. Além disso, haverá uma equipe distribuindo material informativo, preservativos e realizando um Pit Stop no semáforo, chamando atenção para o trabalho.

De acordo com a Coordenadora do Centro Epidemiológico de Testagem e Aconselhamento (CETA), enfermeira Helena Soares, mesmo sabendo que a camisinha é a melhor prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, muitas pessoas esquecem ou deixam de usar preservativo, por isso é importante fazer o teste rápido para detectar o vírus HIV, depois de uma relação sem proteção. Com o diagnóstico precoce e tratamento da doença é possível reduzir a chance de transmissão da AIDS.
Ela explica ainda que se a pessoa estiver interessada em fazer o teste, mas não puder comparecer no dia 1º de dezembro na ação em frente ao ferry-boat, basta se dirigir a uma das Unidades Básicas de Saúde ou no CETA, localizado na Rua Santos Dumont, 445, Centro ao lado do SINE, tendo em mãos um documento de identificação com foto e solicitar o teste. O resultado fica pronto em até 30 minutos e o sigilo é absoluto.
 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde