Navegantes é a 5ª melhor cidade catarinense no índice que avalia Educação, Saúde e Renda

16/12/2015 - 14:04h

Uma grande conquista para o município de Navegantes, a cidade foi destaque no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal. A pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, divulgada recentemente, avaliou o desenvolvimento das cidades brasileiras utilizando como ano base 2013. Pelos dados consolidados, que avaliam Educação, Saúde, Emprego e Renda, Navegantes ocupa a 5° colocação no Estado e a 63ª posição no ranking de desenvolvimento municipal em todo o país.

Segundo a pesquisa, em 2008 Navegantes ocupava a 60ª posição no ranking estadual e agora, no ranking atualizado (com dados de 2013), a cidade aparece em 5° lugar, num total de 295 municípios. Os números do desenvolvimento de Navegantes também são destaques nacionais. Em 2008 saiu da 549ª para 63ª colocação em 2013, subindo 486 posições em apenas cinco anos, superando municípios que apresentavam forte economia neste ano, como Itajaí, Blumenau, Jaraguá do Sul, Brusque e Joinville.

Para o prefeito Roberto Carlos de Souza, o crescimento no ranking é fruto de todo um trabalho realizado, que resultou na melhoria das áreas da educação, saúde e geração de emprego e renda. “Esses dados confirmam o grande trabalho que estamos fazendo por nossa cidade. São a prova clara que mudamos Navegantes para melhor. A educação e saúde de um povo modificam a realidade. Nosso trabalho e investimentos estão mudando a realidade de nosso município. Vamos continuar trabalhando para que estes índices cresçam ainda mais, confirmando que estamos no rumo certo. Uma Navegantes cada vez maior e melhor é nossa grande meta”, enfatiza o prefeito.

Investimentos

Nesses anos a administração vem realizado diversos investimentos na educação, entre eles a distribuição de uniformes de verão e de inverno, kits de material escolar e pedagógico, capacitação dos professores, e merenda de qualidade, que já são marca registrada do governo municipal. Além disso, diversas unidades escolares receberam reformas, grandes ampliações e novas construções. O município apresentou os projetos e buscou junto ao Governo Federal os convênios para a construção de creches, para gerar novas vagas para a educação infantil. O município investiu, ainda, em uma nova tecnologia, deixando para trás o giz e utilizando lousas digitais com tela touch screen, nas escolas.

Na área da Saúde, a administração municipal também foram realizados investimentos de grande importância para a população, como a construção de posto de saúde nos bairros São Paulo, São Domingos I e localidade de Areias, na zona rural do município. Também foram investidos na aquisição de equipamentos, na construção da nova ala do hospital (Bloco A) e na humanização do atendimento, com capacitação dos profissionais e diminuição na demanda por exames de média e alta complexibilidade.

Navegantes no pódio da Geração de Emprego e Renda

Nos indicadores individuais, o maior destaque para Navegantes foi em geração de emprego e renda. Dos 295 municípios catarinenses, Navegantes desponta na 1º colocação estadual e das 5.570 cidades brasileiras, Navegantes está na 3ª posição em todo o país.

Com base da economia voltada à área portuária e indústria naval, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Receita, Antônio Carlos Carmona, acredita que o grande crescimento do município nos últimos anos, na área econômica, é reflexo de todo um contexto que facilita que as empresas e indústrias se instalem no município e gerem emprego e renda. “Além da localização privilegiada - que conta com aeroporto, porto e acesso por uma rodovia federal, Navegantes dispõe de infraestrutura e uma administração que passa credibilidade aos investidores”, destacou o secretário, ressaltando que mesmo em tempos de crise, os empresários ainda apostam em Navegantes.

Critérios de avaliação:

Emprego e Renda: geração de emprego formal, absorção da mão de obra local, geração de renda formal, salários médios do emprego formal e desigualdade.

Educação: Matrículas na educação infantil, abandono no ensino fundamental, distorção idade –série no ensino fundamental, docentes com ensino superior no ensino fundamental, média de horas aula diárias, resultado do IDEB.

Saúde: número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, óbitos infantis por causas evitáveis, internação sensível à atenção básica.

Comparativo Navegantes:

Consolidado (Emprego e Renda, Saúde, Educação)

Ano:              Nível Estadual        Nível Nacional

2008               60º                             549º