Com o objetivo de facilitar o acesso ao cavalete para leitura do consumo e proteger o hidrômetro, além de atender uma determinação da agência reguladora – ARIS, a Secretaria de Saneamento Básico está orientando os usuários para a instalação da caixa padrão para os hidrômetros das unidades consumidoras, destinados à proteção do cavalete e do hidrômetro, cabendo ao interessado a responsabilidade pela manutenção do abrigo.

A instalação da caixa-padrão traz uma série de benefícios, entre elas, a proteção do hidrômetro e a garantia da medição no momento da leitura do consumo, já que a partir deste sistema não é preciso entrar na propriedade para ter acesso ao relógio.

Além de maior agilidade na instalação de novas ligações e de maior durabilidade do material, o abrigo padrão proporciona outros benefícios, como a uniformização do sistema, proteção contra vandalismo, furto do hidrômetro e facilidade de manutenção e de leitura pelos funcionários da SESAN, garantindo a leitura justa do consumo mensal.

O QUE É A CAIXA PADRÃO? 

É um abrigo de proteção em concreto ou material rígido, acoplado no muro frontal do imóvel, onde será instalado o hidrômetro, protegendo-o e garantindo o acesso da equipe de leitura a este.

QUAIS AS VANTAGENS?

É simples, discreto e padronizado. Possui alta qualidade e pode ser instalado em qualquer das fronteiras do imóvel. Possibilita a leitura e manutenções por parte da SESAN, sem a necessidade de adentrar ao terreno do cliente e sem a presença do mesmo.

COMO INSTALAR A CAIXA PADRÃO?

A caixa deve ser instalada pelo responsável do imóvel, no mínimo 50 cm e no máximo 1m acima do passeio público, ABRIR OS FUROS ATÉ O CHÃO, (importante frisar isso) possibilitando a passagem dos canos de água.

A SESAN disponibiliza em sua sede de atendimento o Manual de instalação da caixa padrão, que também conta com um modelo em tamanho real para verificação. 

Ir para página inicial

Aguarde