Departamento de Assistência e Bem Estar Animal

Departamento de Assistência e Bem Estar Animal - DABA

Rua Alice Hostim, nº 132, bairro São Domingos
Telefone: (47) 3342-4964

Você sabe o que fazemos? Quem tem direito?

No local, é realizado um trabalho de esterilização dos cães e gatos que vivem nas ruas e dos animais da população de baixa renda. 

Quem tem direito a castração gratuita?

Além dos animais de rua, têm direito ao procedimento de esterilização gratuito cães e gatos de pessoas com a renda familiar de até 3 salários mínimos, conforme prevê a legislação. É preciso ir até o Departamento com cópia do RG, CPF, comprovante de residência e de renda. 

Animais de rua

A equipe do Departamento trabalha com serviço de busca, ou seja, o animal é recolhido nas ruas e levado ao local para que seja realizada a castração. No caso de animais feridos e acidentados, a orientação é que a população entre em contato através do telefone (47) 3342 4964, para que seja feito o resgate desse animal para a clínica conveniada.

Como Solicitar um resgate?

O resgate deve ser solicitado através do telefone (47) 3342 4964. O solicitante deve relatar o caso e todas as características do animal que precisa de resgate ou atendimento. Importante também saber a exata localização do mesmo, e quando se tratando de animal em sofrimento, permanecer no local para que não haja fugas. Esta é a única maneira oficial de pedir atendimento. Solicitações por redes sociais não serão registradas.

Microchipagem

Os animais recolhidos para castração são microchipados, ou seja, é introduzido neles um chip semelhante a um grão de arroz, onde consta um código que é armazenado, em um banco de dados, as características do animal, isso para que, caso ele seja encontrado na rua e recolhido novamente, possa ser reconhecido como um animal que já recebeu atendimento no DABA. 
A importância do microchip serve também para reconhecer o nome do proprietário que por ventura venha a soltar seu animal na rua.  Vale ressaltar que o abando de animais é crime.
O objetivo é que esses animais não procriem nas ruas, evitando o aumento demasiado dessa população. É um trabalho que vai surtir efeito a longo prazo, mas é fundamental para que haja esse controle.

Denúncias de maus tratos

O Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal informa que denúncias de abandono e maus tratos devem ser feitas na FUMAN - 3184 2015/ Polícia Militar 190. 

Plantão da Clínica conveniada (Somente urgência e emergência)

Os atendimentos clínicos e de castração são realizados através de agendamento, no entanto, os atendimentos clínicos de emergência para o público que se enquadra na legislação ocorrem sem hora marcada. O Departamento Animal funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.  Temos um convênio com a clínica ANIMAL´S  (Rua Adolfo Cirino Müller, 67 - Centro), que trabalha com plantão, para realizar esses atendimentos de emergência, também aos finais de semana e a noite.  O telefone de contato é (47) 98422 3446.

Ir para página inicial

Aguarde