Cidade Nome do Bem Natureza
Navegantes Ferry Boat Imaterial


 

Breve Histórico:

O primeiro proprietário da passagem do rio Itajaí-Açu era João Sacavem que recebeu a área como sesmarias. A travessia iniciou-se com bateras, depois evolui para lanchas, seguindo das balsas.

Inicialmente não existia na travessia barcos motorizados.

 

Desde o final do século XIX, o Sr. Francisco Leite, proprietário de um pequeno bote a remos, prestava o serviço de travessia para a comunidade. A embarcação era usada para travessia de pessoas e mercadorias.

 

Na década de 1930, eram proprietários da passagem Bernardo e Arthur Gaya. Devido a morosidade da travessia, num carnaval itajaiense satirizou-se o serviço de transporte num carro alegórico.

 

Na década de 1950 a operação das travessias era administrada pelo Sr. Leonel Seara e D. Noca. Eles adquiriram a passagem do antigo proprietário Valdemar Vieira. Na década de 1960 o barqueiro que prestava serviço noturno com uma bateira a remos era o popularmente conhecido “Lauro Cego” assim apelidado por sua deficiência visual.

 

No início da década de 1960 a operação da travessia foi realizada por uma Sociedade Beneficente de Navegantes formada por estivadores. Havia boas embarcações mas houve problemas com o valor da tarifa. Com isso, em 1967 iniciou a operação por uma empresa fundada por Joaquim Tiago Alves e José Manoel Reiser com três embarcações tipo lanchas, todas cobertas. Em 1976 iniciou o projeto do ferry boat que foi inaugurado em novembro de 1979.

 

O comércio entre Navegantes e Itajaí inicialmente era voltado para o transporte de mercadorias como banana, farinha. A travessia era feita também a noite. O sr. Arthur Gaya afirma que tinha na passagem duas bateras a remo sendo a maior utilizada no horário de pico.

 

Houve um período em que a lancha recebeu o nome de Barra Velha que referia-se ao local de onde ela veio. Ela tinha um espaço livre para atravessar as bicicletas.

 

A cobrança da passagem inicialmente era feita na balsa, depois foi construída uma casinha com uma roleta onde por muito tempo ficou a D. Noca fazendo a cobrança das passagens. A travessia de Navegantes para Itajaí era feita diariamente por muitos estivadores que eram trabalhadores do porto.

 

 

Referências:

 

MAFRA. Vilma. A Passagem e suas Histórias. Documentário. Disponível em:

. Acesso em jul. 2017. Navegação Santa Catarina. Disponível em:

 

Acesso em set. 2017.

 

OLIVEIRA, Didymea Lazzaris. O Navegantes que eu conto. Navegantes: Papa Terra, 2012. 400 p.

Ano de Fundação:                     Séc. XIX





Uso atual:

A Empresa de Navegação Santa Catarina gerencia a travessia que faz a ligação entre as áreas centrais das cidades de Itajaí e Navegantes (SC). Opera com 04 embarcações tipo ferry boat na travessia do Centro e com uma balsa movida por dois rebocadores. Transporta veículos e passageiros. Há gratuidade da travessia no ferry boat, entre as cidades de Itajaí e Navegantes, através do Programa Passe Livre que abrange todo trabalhador, estudante e deficientes físicos devidamente cadastrados. Eles têm o direito de retirar mensalmente 50 passes, favorecendo pedestres, ciclistas e motociclistas.

Durante a procissão da festa de Nossa Senhora dos Navegantes, o ferry boat é a embarcação que faz o transporte da santa, padres e fiéis durante todo o trajeto do rio Itajaí - Açu.

 

 

 

Nome Empresa de Navegação Santa Catarina
Permite Visitação Sim
Horário para Visita 24h
Dificuldade Visita Fácil
Sinalização Indicativa Boa
Sinalização Interpretativa Pouca
Tipo de Acesso Pavimentado
Acessibilidade Sim
Sinal de telefonia móvel Sim
Serviços regulares Outros
Tipo Proprietário Privada
Bem tombado ou Registrado? Não

 

 

 

 

 

 

Pontos Fortes:

 

 

 

Agilidade para travessia entre Navegantes e Itajaí.

Existência de passe com valor reduzido para o trabalhador com carteira assinada e o estudante.

Cumpre as regras de segurança (coletes salva vidas).

Pontos Fracos:

Para a população que precisa utilizar diariamente o ferry boat torna-se oneroso. Conforto insuficiente para os pedestres que utilizam o ferry boat.

Não há proteção suficiente para que os pedestres não se molhem em dias de intempéries. O veículo solta muita fumaça.

Direcionamentos:

Melhoria da estrutura para propiciar mais conforto para os pedestres. Disponibilizar wifi para todos os usuários.

Diminuir a emissão de fumaça e despejos de resíduos de óleo no rio. Instalação de cobertura adequada para proteção em dias de chuva.

 

 


 

 

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