Prefeito busca recursos em Brasília para Binário do aeroporto

22/03/2017 - 13:07h

Em viagem a Brasília, o prefeito de Navegantes, Emílio Vieira, esteve nesta terça-feira (21) no Ministério das Cidades, para entregar em mãos ao novo Ministro Bruno Araújo o projeto do Binário que será construído nas vias no entorno do Aeroporto. O Deputado Federal Marco Tebaldi também participou da reunião, no intuito de dar seu apoio a essa obra tão importante para o desenvolvimento de toda a região e do Estado de Santa Catarina. O projeto está pré-aprovado pelo Ministério e terá um investimento de R$ 13,5 milhões.

O Projeto

Conforme o prefeito, esta grande obra dará uma nova cara à região do aeroporto. O binário irá transformar ruas paralelas em mãos de sentido único - uma para cada sentido, e descongestionando o tráfego na Rua Manoel Leopoldo Rocha – hoje a principal via de acesso ao aeroporto. Estão previstas a drenagem das ruas de acesso, construção de ciclovia e padronização das calçadas.

O projeto de implantação do sistema binário propõe que se atenda ao tráfego de passagem e a separação funcional do acesso ao aeroporto, otimizando e requalificando a infraestrutura viária. O objetivo é organizar o tráfego de acesso ao aeroporto e o tráfego de passagem, assim como a manutenção de um sistema viário de acesso exclusivo ao terminal, visto que a frota do município atualmente está estimada em 37 mil veículos.

Com o binário, será possível a implantação de duas linhas troncais de serviço para o transporte coletivo. A primeira ligando a área central ao terminal aeroportuário, utilizando uma circular, a outra como troncal de passagem, ligando a estação central aos bairros ao norte do município.

A alteração no sistema viário trará uma positiva mudança na mobilidade urbana, fazendo, pela primeira vez, a implantação de linhas de atendimento do sistema de transporte coletivo urbano com o aeroporto e dele para todos os bairros e principais pontos de conexão da cidade.

Texto: Louise Benassi - SC 002880/JP