CAPS de Navegantes realiza atividades sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

18/05/2017 - 17:42h

As mesmas mãos que apoiam a cabeça nos momentos de crise e sofrimento, hoje, confeccionam os cartazes para marcar o dia 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial. No CAPS de Navegantes muitos pacientes participaram das atividades e oficinas sobre o tema. A data foi instituída por profissionais da Saúde Mental, no ano de 1987, que estabeleceu o lema “Por uma sociedade sem manicômios”. A luta iniciou devido ao tratamento desumano que recebiam os pacientes internados e abandonados em antigos hospitais psiquiátricos.

“Este dia representa a garantia dos direitos para quem sofre de transtorno mental. A proposta é que se abandone o modelo de manicômio. “A ideia é de substituir os hospitais psiquiátricos por serviços abertos de tratamento: o territorial, isto quer dizer, que o paciente não fique isolado da sociedade e possa ser tratado na cidade pelo CAPS – Centro de Atenção Psicossocial,” explica a secretária adjunta, enfermeira Marluza Trevisan.

Em Navegantes, o CAPS-I, atende na avenida Conselheiro João Gaya, 996, conta com uma equipe multiprofissional e realiza atendimento a usuários com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles decorrentes do uso de crack, álcool ou outras drogas.

Os profissionais da área estiveram envolvidos na programação que marcou o dia de hoje e falaram sobre os preconceitos que ainda persistem nos dias atuais. 

“ Por isso a importância das diversas ações para garantir esses direitos. É preciso conscientizar as pessoas que desconhecem o tema. O paciente que passa pelo sofrimento mental, além do cuidado e tratamento adequado, também tem o direito à liberdade. Vamos combater a ideia do isolamento dessas pessoas,” finaliza a assistente social do CAPS, Angela Rech.

 

Texto Vânia Voltolini SC01057JP

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde