Campanha de vacinação contra a gripe termina na sexta-feira

23/05/2017 - 13:31h

É a última semana de vacinação contra a gripe. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde até sexta-feira (26). No balanço atualizado da Secretaria Municipal de Saúde indica que, até o momento, 82.7% do público-alvo foi vacinado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Navegantes alerta as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários que se vacinem para estarem protegidas neste inverno, afinal é nesta estação do ano, que os diversos vírus da influenza começam a circular com mais intensidade. O efeito da vacina demora 15 dias após a aplicação.

“A  Campanha iniciou no dia 17 de abril e a procura por vacinação para gestantes, crianças de 2 a 4 anos e professores está, ainda,  abaixo do esperado. Até agora, 82.7% da meta de imunização foi atingida. As doses da vacina serão oferecidas até sexta-feira (26) na rede pública gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde do município,” destacou a Secretária Adjunta de Saúde, enfermeira Marluza Trevisan.

A vacina disponibilizada protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina é segura e considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações em casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e também até 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Quem deve vacinar: O grupo prioritário que deve ser imunizado são as pessoas com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas ou em condições especiais, as crianças de seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores da Sáude, professores do Ensino Básico e Superior das escolas públicas e privadas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).

Texto: Vânia Voltolini - SC 01057 JP