CEFIR de Navegantes aplica terapias da medicina ocidental e oriental na recuperação da saúde dos pacientes

06/06/2017 - 11:21h

Há oito anos, desde a inauguração do CEFIR, utiliza-se os avanços científicos da medicina ocidental com a sabedoria milenar oriental no tratamento dos pacientes. Terapias antigas que estão associadas a medicina tradicional chinesa, comprovadas pela ciência, têm ajudado muitos pacientes no controle da dor. Desde 2009, os pacientes que são encaminhados para o CEFIR – Centro de Fisioterapia e Reabilitação, além do tratamento convencional, também podem contar com as terapias da medicina chinesa: acupuntura, auriculoterapia e as ventosas.

A coordenadora do CEFIR, a fisioterapeuta Aline Vieira, explica que o paciente passa por várias fases de tratamento e conforme avaliação poderá ser indicado para as terapias da medicina chinesa. O atendimento é realizado por uma fisioterapeuta especializada na área e o atendimento acontece sempre às sextas-feiras.  “Essa forma de terapia ajuda a amenizar a dor muscular, a fadiga, a artrite... enfim é um tratamento da dor em geral,” afirma a coordenadora.

O paciente quando chega no CEFIR, além do tratamento medicamentoso prescrito pelo médico – faz a fisioterapia para reabilitação, após as sessões, passa pela avaliação dos profissionais do CEFIR, baseado no diagnóstico e nas respostas ao tratamento, o paciente poderá ser encaminhado para fazer acupuntura ou outras técnicas das terapias da medicina chinesa.

“Tratamos de várias patologias desde: fibromialgia, dores crônicas, pacientes que tiveram AVC e paralisia facial, entre outras... Trata-se de um tratamento natural, sem contra indicação, que libera a tensão, relaxa, alivia as dores e até mesmo prepara os pacientes para outros tratamentos. As técnicas estimulam o próprio organismo a melhorar o seu funcionamento, regulando e melhorando as funções do sistema nervoso. Todos os benefícios e resultados têm comprovação científica,” explica a fisioterapeuta com especialização em acupuntura, Grazieli Reiser Bento.

Confira as técnicas milenar da medicina chinesa utilizadas pelo CEFIR:

Acupuntura – modalidade terapêutica que utiliza agulhas para liberar substâncias químicas do organismo para obter efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.

Ventosa terapia – é utilizado copos de vidro por meio de sucção – um efeito vácuo sobre o corpo, que suga a pele e o músculo, estimulando a circulação sanguínea.

Auriculoterapia – estimulação com sementes de mostarda para aliviar as dores, tratamento de problemas físicos e psicológicos.

 

Atendimento à imprensa:  Coordenadora Aline Vieira ou a fisioterapeuta Grazieli Reiser Bento.

 

Texto: Vânia Voltolini - Jornalista - SC 01057JP

Secretária de Comunicação Social - Maria Flor 

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde