Ações educativas de enfermagem contribuem com os Grupos de Gestantes nas Unidades Básicas de Saúde

07/06/2017 - 18:35h

Para alcançar o processo de humanização nos encontros com os grupos de Gestantes, a equipe da Unidade Básica de Saúde Central preparou um momento especial com todo cuidado e carinho para reunir as gestantes e ajudá-las por meio de acompanhamento e orientação a viver a gestação da melhor forma.

As gestantes são atendidas de porta aberta, isto quer dizer que não precisam ficar na fila. O acolhimento começa no atendimento médico em que as mulheres grávidas são incentivadas a fazerem o pré-natal e paralelo a isso – são acompanhadas pela equipe da saúde que orientam sobre os cuidados na gestação e na preparação para o parto.

 A secretária adjunta da saúde, enfermeira Marluza Trevisan, explica que os encontros complementam o atendimento realizado nas consultas com orientações de hábitos adequados. “ Com os grupos de Gestante - as equipes da saúde e os pacientes criam um vínculo importante que favorecem a participação, compartilhando vivências, expectativas e esclarecendo as dúvidas,” destacou a secretária adjunta.

Durante os encontros são abordados temas importantes sobre as necessidades da mulher grávida, desde informações sobre os sintomas da gravidez, modificação do corpo, alimentação, atividade física, ansiedade e medo no período da gravidez, sexualidade e as emoções. “  O processo de cuidar – inicia com a preparação física e psicológica para o parto e para a maternidade,” finaliza a enfermeira e secretária adjunta Marluza.

Texto: Vânia Voltolini – SC01057JP

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde