Representantes de Navegantes realizam visita técnica em Porto Belo sobre coleta seletiva e volumosos

17/07/2017 - 18:30h

Com o objetivo de buscar o melhor modelo para a implantação da coleta seletiva e o recolhimento de volumosos (eletrodomésticos e móveis, por exemplo), representantes da Prefeitura de Navegantes e da Câmara Municipal estiveram na manhã desta segunda-feira (17), realizando uma visita técnica na cidade de Porto Belo, onde o serviço já funciona há cerca de três meses.

A comitiva navegantina, formada pelo secretário Valmir César Francisco (SESAN), assessor Umberto Galvez (SESAN), Cláudia Angioletti superintendente da FUMAN e vereador Jeferson Macarini, foi recepcionada pelo prefeito Emerson Luciano Stein, pelo vice-prefeito Elias Cabral e pela presidente da FAMAP (Fundação Municipal de Meio Ambiente de Porto Belo) Ana Paula Bunn, que explicou em detalhes desde o processo de licitação até o funcionamento do serviço.

Segundo a presidente da FAMAP, o trabalho de recolhimento está sendo aprovado pela comunidade e os moradores tem feito a sua parte, que é separar o lixo reciclável do lixo orgânico. “A comunidade de Porto Belo tem sido nossa parceira, separando o lixo e respeitando os dias de coleta, que são diferentes para cada tipo de lixo”, explicou.

Conforme o secretário Valmir César Francisco, o popular Chero, a Secretaria de Saneamento Básico (SESAN) e a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Navegantes (FUMAN), devem dar início ainda este ano ao programa piloto de coleta seletiva do lixo reciclável e também do recolhimento de volumosos, que inicialmente será implantando em parte do município e depois ampliado para as demais regiões. “Estamos analisando os modelos em funcionamento nos outros municípios, para poder implantar o que seja melhor e mais adequado para Navegantes”, enfatiza o secretário.

Já a superintende da FUMAN, Cláudia Angioletti, informa que paralelo ao trabalho de recolhimento desses materiais, serão realizadas também campanhas de conscientização ambiental para que as pessoas possam colaborar com a reciclagem e fiscalizar quem não faz a destinação correta do lixo. “Temos um problema sério aqui em nosso município com relação aos volumosos. Muitas pessoas descartam móveis e eletrodomésticos em terrenos baldios. Assim que esse projeto for implantado, terá um dia certo para o recolhimento desses objetos e a população terá que ser nossa parceira para mudarmos essa realidade”, observa a superintendente.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação: Maria Flor