Prefeito faz balanço positivo após viagem a Brasília

19/07/2017 - 18:35h

Na semana passada o prefeito em exercício de Navegantes, Donizete José da Silva, acompanhado por alguns secretários municipais, esteve em Brasília em busca de recursos e liberação de importantes projetos para a cidade. O saldo da ida até a capital federal, na opinião do prefeito, foi melhor do que o esperado e só para investimentos na área da saúde o município conquistou cerca de 3,5 milhões.

Investimentos na Saúde

O potencial do município e o bom relacionamento com os políticos da bancada catarinense em Brasília foram decisivos para a aprovação dos pleitos e das demandas do município na área da saúde. O Ministério da Saúde aprovou a liberação de recursos na ordem de 2,1 milhões para aquisição de equipamentos e mobiliários para o novo bloco do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, que deve entrar em funcionamento até a metade do ano que vem.

Já as emendas de bancadas vão garantir mais 1,4 milhões para serem investidos em exames de demanda reprimida, com objetivo de zerar a fila de espera. A previsão é que os valores estejam disponíveis a partir do mês de outubro. Esses recursos vão ser liberados através de emendas dos deputados e senadores da bancada catarinense.

Construção do Molhe de Gravatá

Agora falta pouco para que as licenças necessárias para o início das obras de construção do Molhe na Praia de Gravatá sejam liberadas. Nossos representantes estiveram no Ministério da Integração Nacional, na Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e na Agência Nacional das Águas (ANA) resolvendo pendências em documentações obrigatórias para que a autorização da obra seja liberada. Já existe o parecer favorável e uma emenda no valor de 500 mil para o início da primeira parte da obra, que terá 70 metros de extensão, de um total de 295 metros.

Binário do Aeroporto

O projeto de criação do Binário de acesso ao Aeroporto de Navegantes também foi tratado em Brasília. O projeto já possui aprovação técnica e toda documentação necessária e agora aguarda a fase de cadastramento, que inicia no final do mês, para que seja analisado pelo Ministério das Cidades e concorra ao programa federal Avançar Cidades.

Arena Multiuso

Navegantes também pode ganhar uma Arena Multiuso, onde hoje funciona o Ginásio Municipal de Esportes, no Centro. O projeto, no valor de seis milhões, foi protocolado no Ministério dos Esportes e em breve será analisado.

Conforme o prefeito em exercício Donizete José da Silva, a ida a Brasília foi muito proveitosa e o município conseguiu até mais do que foi buscar. “Com estes projetos e recursos conquistados nosso município vai crescer ainda mais e garantir mais saúde e qualidade de vida para nossa população. Agradecemos aos ministros e principalmente aos representantes da bancada catarinense que nos receberam e vão destinar parte dos recursos de suas emendas para Navegantes”, enfatiza o prefeito.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Assessora de imprensa: Maria Flor