Prefeito recebe convite para lançamento do livro “Navegantes e sua história”

17/09/2019 - 20:30h

O prefeito Emílio Vieira recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (17), a visita do jornalista Rogério Pinheiro e da professora e escritora Vilma Rebello Mafra, que estão à frente do projeto de lançamento da segunda edição do livro “Navegantes e sua história”, que foi escrito há 44 anos, por Osório Gonçalves Vianna.

Na ocasião o prefeito recebeu o convite e um exemplar do livro, que será lançado no dia 25 de setembro, às 19h30min, na Biblioteca Cruz e Sousa, localizada junto a Fundação Municipal de Cultura de Navegantes, com distribuição gratuita de 200 exemplares para os participantes.

Sobre o livro “Navegantes e sua história”

O trabalho é o resultado incansável do autor, que buscou em arquivos públicos, jornais antigos, livros e moradores do município, os fatos mais marcantes da história de Navegantes. No livro, Osório resgata os primeiros habitantes, a primeira igreja, a primeira escola, a emancipação político-administrativa em 1962 e o folclore navegantino.

A primeira edição da obra foi lançada no dia 9 de julho de 1975, na Igreja Matriz de Navegantes, sem a presença do autor. Osório Gonçalves Vianna faleceu no dia 16 de abril daquele ano. O livro só foi publicado graças à iniciativa da esposa Maria Jucelina Couto e de amigos. Vianna liderou o movimento de emancipação, que criou o município de Navegantes em 1962.

O livro “Navegantes e sua história” conta com o patrocínio do Edital Vilma Mafra de Incentivo à Cultura 2019 e será doado para as escolas púbicas de Navegantes.

Sobre o lançamento do livro:

Assunto: Lançamento do livro “Navegantes e sua história”

Data: 25/09/2019

Horário: 19h30min

Local: Biblioteca Cruz e Souza – Fundação Cultural de Navegantes (CIC)

Endereço: Rua Maria Leonor da Cunha, 432, Centro.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação Social: Jornalista Maila Santos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde