Abertura de Exposição aconteceu nesta terça-feira (01)

02/10/2019 - 17:32h

A Fundação Cultural de Navegantes promoveu nesta terça-feira, dia 01 de outubro, na Galeria Elson Renato dos Santos, localizada no Centro Integrado de Cultura – CIC, a abertura da Exposição Reposicionamentos (); o desenho ampliado pela programação. A exposição segue até o dia 30 de outubro.

A obra é do artista JOAOpfb (João Pedro Fernando Borges), natural da ilha de Santa Catarina. As suas obras são feitas em um software desenvolvido pelo próprio artistas que realiza as suas composições.

A arte computacional teve importância como movimento a partir do final da década de 1960. É ainda em grande parte desconhecida mundialmente. No Brasil, com um histórico que se inicia com a ‘Arteônica’ de Waldemar Cordeiro, hoje em dia conta com nomes como Diego de Los Campos, Fernando Velázquez, JOAOpfb e outros.

O artista JOÃOpfb explica que inicialmente teve influências diretas da op-art (ou arte óptica) e o construtivismo russo, práticas comuns são as de se criar programas que geram coletâneas de composições, criar animações ou explorar a interatividade a partir de sensores. O trabalho é baseado na experimentação de materiais, estados de ânimo e do corpo, resultando numa investigação sobre as qualidades e as potências da tela do computador e da informação em forma de código como suporte para a criação visual.

“ Uso elementos gráficos precisos, das formas geométricas, linhas e pontos, até a gradação das cores e a dissolução dos pixels. Seu processo parte do desenho, mas acaba por dialogar com naturezas da pintura, e da gravura, apropriando de formas encontradas no graffiti e da “psicodelia” - termo popular que aqui quer fazer referência aos efeitos ópticos - presente nos primórdios da arte computacional,” finaliza o artista.

Texto: Vânia Voltolini SC 01057JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde