Município e AMFRI tratam da continuidade do Projeto Orla

04/10/2019 - 19:55h

Em reunião no gabinete do prefeito de Navegantes, Emílio Vieira, a superintendente da FUMAN, Cláudia Angioletti Gabriel, o secretário de Turismo Gleydson Henrique Cassiano e a consultora da AMFRI, Adelina Cristina Pinto, estabeleceram cronograma para continuidade do Projeto Orla.

O Projeto Orla é uma ação conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Ministério da Economia, no âmbito da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), chamando os governos estaduais, municipais e a sociedade civil na busca de um ordenamento dos espaços litorâneos, aproximando as políticas ambientais e patrimoniais, principalmente nas áreas sob domínio da União, desta forma cumprindo a função socioambiental da orla brasileira.

O Município de Navegantes, iniciou o Projeto Orla em 2003, realizando atividades em 2013/2014 e na atual gestão/2019, retomando através da Adesão à Gestão Praias e do Projeto Orla.

Uma das ações a ser desenvolvidas será o “Projeto Orlinha”, onde se envolverão as crianças das escolas municipais a realizarem atividades com o objetivo de apreenderem a cuidar da sua praia, tendo presente o que acontece hoje na orla do município (atual), se não fizermos nada o que acontecerá com nossa praia (tendencial) e se todos preservarmos juntos como ela pode ficar (Desejado).

Dentro do cronograma estabelecido, será realizado chamamento da sociedade civil organizada para a participação em Seminário do Projeto Orla, além de oficinas para elaboração do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima Municipal.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação Social: Jornalista Maila Santos