Município realiza licitação e obras da 1ª etapa do Binário do Aeroporto começam em fevereiro

22/01/2020 - 17:02h

A empresa Planaterra – Terraplanagem e Pavimentação Ltda foi a vencedora do processo licitatório, para a execução da primeira etapa das obras de implantação do Binário do Aeroporto de Navegantes. A licitação ocorreu na segunda-feira (20), com o valor lançado de R$ 8.452.821,46 e após a disputa pelo menor preço, o valor da obra caiu para R$ 7.269.568,93, gerando uma economia para os cofres públicos de R$ 1.183.252,53.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Márcio da Rosa, a obra será executada com recursos próprios, oriundos da negociação da folha de pagamento dos servidores, onde o Santander realizou a melhor oferta, pagando R$ 4.710.000,00 mais os juros atualizados e dos impostos que o município recebeu do Pré-sal. “Agora vamos esperar o prazo legal de cinco dias para contestação e se não houver, iremos finalizar o processo licitatório. Nossa intenção é realizar o ato de assinatura da ordem de serviço no início do mês de fevereiro e começar a obra imediatamente”, informa o secretário.

Sobre o projeto

Nesta primeira etapa da obra está prevista a execução de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica, ciclofaixa, calçadas e sinalização viária horizontal e vertical do “Binário do Aeroporto”, constituído pela Rua Gracilides Coelho Reiser, Rua Vereador Nereu Liberato Nunes, Rua Estevão Pivatto, Rua Osmar Gaya (trecho 1 e 2), Rua Manoel Leopoldo Rocha, Rua A, Rua B e Rua C.

Conforme o prefeito Emílio Vieira, esta grande obra dará uma nova cara à região do Aeroporto. O binário irá transformar ruas paralelas em mãos de sentido único - uma para cada sentido, e descongestionando o tráfego na Rua Manoel Leopoldo Rocha – hoje a principal via de acesso ao aeroporto. “A alteração no sistema viário trará uma positiva mudança na mobilidade urbana de nosso município. Nosso objetivo é organizar o tráfego de acesso ao Aeroporto e o tráfego de passagem, assim como a manutenção de um sistema viário de acesso exclusivo ao terminal, visto que a frota do município atualmente está estimada em mais de 40 mil veículos”, enfatiza o prefeito.

Lembrando, que já existe o projeto de complementação da obra do Binário do Aeroporto, que seria uma segunda etapa. Este projeto vai para votação nesta quinta-feira (23), juntamente com um pacote de obras de infraestrutura, entre elas: Projeto para 2ª fase do Binário do Aeroporto, Reestruturação de Avenidas Centrais e conclusão do Molhe de Gravatá, que dependem da aprovação dos vereadores, para que o Município possa contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal – CEF, no âmbito do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – FINISA ou pela operação de crédito do Banco do Brasil S.A.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação Social: Jornalista Maila Santos