Prefeito de Navegantes recebe representantes da Associação dos Deficientes Visuais de Itajaí e Região

04/02/2020 - 17:55h

Representantes da ADVIR - Associação dos Deficientes Visuais de Itajaí e Região estiveram reunidos nesta terça-feira (04), com o prefeito de Navegantes Emílio Vieira, para tratar de assuntos relacionados ao apoio do Poder Público Municipal para a entidade, que atende deficientes visuais de Navegantes e de todas as cidades da região.

Durante o encontro, o prefeito ficou sabendo mais do trabalho prestado pela instituição, que já existe há 25 anos e presta um trabalho de habilitação e reabilitação para os deficientes visuais (cegos ou com baixa visão) de todas as faixas etárias.

Em Navegantes, por exemplo, existem 45 pessoas cadastradas na ADVIR e que recebem algum tipo de atendimento. A intenção da associação é realizar um convênio com a Prefeitura para poder receber um repasse financeira em torno de R$ 5 mil mensal, para a manutenção e ampliação deste atendimento.

Outra solicitação apresentada ao prefeito é no sentido de atender os deficientes visuais de Navegantes com transporte até a sede da entidade, em Itajaí, já que a maioria depende de parentes ou amigos para poder se deslocar de suas residências até a associação, onde acontece todo este atendimento, que vai desde a alfabetização em Braile (sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão) até o aprendizado da mobilidade.

Segundo o prefeito, a ADVIR realiza um grande trabalho na região e merece todo o apoio dos municípios e do Estado. “Vamos pedir um parecer para nossa Procuradoria Jurídica e se não houver nenhum impedimento legal, faremos este convênio com a entidade’, enfatiza o prefeito.

A sede da ADVIR está localizada na Rua Aníbal Cézar, n° 195, bairro São Judas, em Itajaí. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas e o telefone para contato é o (47) 3349-2297.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação Social: Jornalista Maila Santos