Saúde promove encontro com Grupo de Fibromialgia

02/03/2020 - 19:32h

A Equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família promoverá no dia 05 de março, o primeiro encontro de 2020 do grupo de mulheres com fibromialgia. O evento acontecerá às 13h30 min, na rua José Francisco Laurindo, na Paróquia de São Domingos.

A psicóloga e coordenadora do NASF, Jaqueline de Paula, conta que seguirá uma agenda de atividades ao longo do ano, passando por reformulações em suas estratégias de práticas. No ano de 2020, o grupo pretende enfatizar o empoderamento das usuárias através das práticas corporais por meio da dança sênior. A dança sênior é atraente para os idosos, como também para os mais jovens, possui passos curtos e leves, que podem ser facilmente aprendidos.

“Os ritmos estimulam movimentos, a apropriação corporal, motivação, a possibilidade de contato social, além de reduzir a inibição social que é uma característica marcante no idoso.” Afirma a psicóloga.

Todo a equipe NASF estará envolvida nas atividades, que serão dirigidas pela coordenação do NASF e a assistente social, Laysa de Araújo que realizaram curso preparatório de Dança Sênior no ano de 2019.

Os pesquisadores acreditam que a Fibromialgia é uma síndrome causada por um descontrole de como o cérebro processa a dor. A genética, doenças autoimunes, depressão e ansiedade estão envolvidas nas causas da fibromialgia e alguns sintomas são dores generalizadas, fadiga, dor de cabeça, intestino irritável, dormência e formigamento.

 Os pacientes relatam que nas crises, dói o corpo inteiro e afirmam que o melhor analgésico é a oportunidade de fazer parte deste grupo de fibromialgia, onde são orientados e confortados.

A proposta é ir além do diagnóstico e ajudar os pacientes do grupo de dor crônica no tratamento - por meio de informação, orientação e terapias que permitam uma melhora significativa na qualidade de vida.  

Vânia Voltolini SC 01057 JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde