Educação de Navegantes aposta numa ação de parceria com Conselho Tutelar

08/06/2020 - 13:00h

A Secretaria Municipal de Educação e Conselho Tutelar de Navegantes estiveram reunidos para uma ação de parceria no intuito de assegurar os direitos da crianças e adolescentes diante da pandemia do coronavírus - que exigiu adotar algumas medidas emergenciais e uma delas foi as aulas não presenciais.

A coordenadora do pedagógico, Lígia Gorges, relatou que todo o setor esteve reunido com os conselheiros, prestando esclarecimentos sobre o acesso a plataforma e digital e o material impresso e alinhando uma parceria que possa contribuir com professores, pais e alunos.

“O principal objetivo da parceria é unir forças para que todos os alunos tenham acesso as aulas e também possam expressar as dúvidas, dificuldades e anseios diante deste novo modelo de ensino adotado durante o enfrentamento da Covid-19,” destaca a coordenadora.

Conforme decidido em reunião, o Conselho Tutelar de Navegantes fará orientações às famílias dos alunos matriculados na Rede Municipal e Estadual, assim como, auxiliará as escolas frente a evasão escolar, levando para a Secretaria de Educação - as problemáticas e dificuldades que serão observadas nas conversas com as famílias e principalmente dos alunos na hora de executar as atividades.

A Coordenadora e Conselheira Tutelar, Bianca Corrêa dos Anjos, explica que o Conselho Tutelar tem acesso direto as famílias com uma grande demanda de atendimentos, denúncias e ocorrências, sendo assim, essas orientações serão realizadas nestes momentos, ou seja, em cada atendimento realizado, o conselheiro verificará com os pais ou responsável sobre as atividades escolares dos filhos, buscando saber se estão ou não sendo realizadas.

“É neste momento que buscamos entender as dificuldades das respectivas famílias, frente a não adesão dos trabalhos propostos. Deste modo, faremos a orientação com base na rotina familiar no momento da realização das atividades. A nossa missão é de conscientizar os responsáveis da importância do apoio e incentivo para com os filhos na realização das tarefas da escola”, enfatiza a conselheira.

Todas as informações serão repassadas a Secretaria Municipal de Educação para que os educadores possam elaborar estratégias individuais para atender a necessidade do aluno e da família com dificuldades.

“É uma forma de garantir que todas as crianças e adolescentes tenham condições para acessar o material, recebendo o suporte necessário para realização e devolutiva das atividades propostas pelos professores, e acima de tudo que tenham os seus direitos garantidos.”

Em tempos de pandemias todo o universo escolar está sendo desafiado diariamente e não se pode ignorar a real necessidade de adaptação.

“Quero destacar este Trabalho em Rede, pois somente com o diálogo e trabalhando efetivamente juntos - vamos conseguir proteger e garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar está à disposição para atender pais, alunos e professores no intuito de solicitar melhorias para que todos tenham condições plenas de aprender e ensinar”, finaliza a coordenadora do Conselho Tutelar.

Vânia Voltolini SC 01057 JP

Secretária de Comunicação: Maila Santos SC 01773/JP