Prefeitura orienta sobre animais de grande porte soltos nas ruas

25/06/2020 - 13:59h

É comum ao dirigir pelas rodovias avistar um animal de grande porte, como um cavalo ou um boi, andando pela pista de rolamento. Mas esses animais soltos nas vias representam grande perigo, tanto para avida humana como para a vida animal. Por isso, a Prefeitura de Navegantes orienta aos motoristas os procedimentos para quem se deparar com esse tipo de situação.

Conforme o veterinário da Secretaria de Agricultura, Adriano Cordeiro, ao avistar um animal de grande porte solto nas ruas do município ou nas rodovias em trechos de Navegantes, a orientação é entrar em contato com os órgãos responsáveis: Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (para rodovias federais), Bombeiros Militar, NAVETRAN, FUMAN ou Secretaria de Agricultura.

O veterinário explica que a Secretaria de Agricultura possui uma empresa licitada que realiza o recolhimento do animal, durante 24h por dia. Quando o animal é recolhido, ele recebe atendimento veterinário, abrigo e alimentação adequada.

Maus tratos

Conforme a superintendente da FUMAN, Heloísa Flores, em casos de maus tratos, como cavalo puxando carroça, animal magro e doente, o veterinário da FUMAN vai até o local para as devidas providências. Além disso, ela ressalta o Artigo 31 do Decreto Lei nº 3.688 de 03 de Outubro de 1941, que diz que estará sujeito à pena de prisão simples, de 10 dias a 2 meses, ou multa, aquele que “deixar em liberdade, confiar à guarda de pessoa inexperiente, ou não guardar com a devida cautela animal perigoso”.

• CONFIRA OS TELEFONES PARA CONTATO:
  • De segunda a sexta-feira:
  • Secretaria de Agricultura - (47) 3185-2335
  • FUMAN - (47) 3185-2015
  • NAVETRAN - (47) 3185-2001
  • Sábados, Domingos e Feriados:
  • WhatsApp da NAVETRAN – (47) 3185-2001
  • Polícia Militar – 190