Educação Infantil promove oficinas pedagógicas para envolver a família

04/08/2020 - 13:10h

“Estreitando Laços” é um projeto focado nas famílias dos alunos da Educação Infantil, lançando conteúdos semanais no intuito de envolver o máximo das famílias na realização das atividades. Com a pandemia. a Secretaria Municipal de Educação de Navegantes conta com a colaboração dos professores da Rede Municipal de Ensino, na organização dos conteúdos, buscando oferecer diariamente às crianças da Educação Infantil atividades lúdicas que envolvam toda a família, conforme orientação do CNE (Conselho Nacional de Educação).

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil, Ana Rúbia do Amaral, a plataforma da Educação é alimentada com um material rico em conteúdos significativos com sugestões de atividades que auxiliam no desenvolvimento da criança em vários aspectos, de forma lúdica e contextualizada respeitando as fases do desenvolvimento do aluno.

“Mesmo com tantas estratégias, os 5 meses de aula não presencial representam muito tempo para os pais acompanharem o ritmo com os seu filhos, diante de algumas famílias não conseguirem realizar todas as atividades, devido as adversidades que a atual situação nos impõe, optamos em mudar a metodologia para as oficinas semanais,” explicou a coordenadora.

Com a finalidade de garantir uma rotina de atividades para todas as crianças, contribuindo para o pleno desenvolvimento - toda quarta-feira será lançada na Plataforma da Educação, uma proposta de atividade em formato de oficina para que a família realize no decorrer da semana. “Dessa forma, aqueles que têm pouco tempo poderão realizar algo diferente com a criança no final de semana,” destacou.

É muito importante o envolvimento da família no projeto com a criança para que ela possa continuar a desenvolver o potencial criativo:  imaginação, linguagem, internalizando conceitos matemáticos, trocando experiências e o mais importante estreitando laços afetivos. “ Ao passar esse tempo de qualidade junto dos seus familiares, a criança sente-se apoiada, amada e valorizada, melhorando a confiança e aprendizado, principalmente quando a família está focada em ações  pertinentes a infância. Valorize o trabalho do professor, valorize a sua criança!” finalizou a coordenadora.

Vânia Voltolini SC 01057JP