Escola do Porto das Balsas se destaca na estratégia para levar conhecimento aos alunos especiais

05/08/2020 - 14:05h

Os 16 alunos com necessidades educativas especiais da Escola Municipal Maria Hostim da Costa, localizada no Porto das Balsas, estão recebendo conteúdos desenvolvidos pelas agentes de educação, da Sala de Recursos Multifuncionais, por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE, que busca despertar o conhecimento e estimular a aprendizagem.

A diretora da Escola, Márcia Steffen, relata que neste período de pandemia ficou ainda mais evidente a importância da inclusão social. “Mesmo diante das dificuldades, as Agentes de Educação têm realizado um trabalho de excelência na interação e auxílio dos alunos especiais. A direção da escola propôs aos profissionais, a continuação das atividades com aulas não presenciais. O compromisso e a parceria dos educadores com os alunos especiais garantem a produção de conhecimento, afeto e estímulos para a aprendizagem,” enfatiza a diretora.

O WhatsApp é um elo importante neste processo, permitindo a realização de vídeo-chamadas que proporcionam o vínculo e a interação com os alunos. O canal de comunicação permite o acesso aos materiais que são usados de suporte, facilitando a realização das atividades.

A sala multifuncional também proporciona atividades que tornam a vivência de uma aula não presencial mais alegre e leve para o aluno. Como é o caso da ilustração do livro "O Pequeno Príncipe," sugerido pela professora e realizado pelos alunos especiais. As agentes produzem figuras e adesivos para incentivar os seus alunos, o que traduz nas ações - uma forma de cuidado e atenção com esses alunos tão especiais.

O aluno Gustavo Cardoso Stempcoski adorou fazer as atividades do Livro “O Pequeno Príncipe”, "agora quero um telescópio para ver as estrelas e uma raposa," projeta o estudante.

" Como nos ensinou o educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda," essa frase nos norteia em tempos de pandemia sobre a importância da Educação, mesmo nos momentos que não é possível realizar as atividades com aula presencial. O esforço dos educadores, pais e alunos neste processo nos motiva a continuar, percebendo que todo o esforço é válido neste momento,” finaliza a diretora.

 

Vânia Voltolini SC 01057JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde