Turismo instala placas de conscientização na orla da praia

13/08/2020 - 14:41h

A orla da Praia de Navegantes recebeu esta semana placas de conscientização com os dizeres “Cidadão legal recolhe as fezes do seu animal”. A campanha, de iniciativa da Secretaria Municipal do Turismo, com apoio da Secretaria de Comunicação, Secretaria de Segurança e Secretaria da Saúde, tem por objetivo a conscientização dos donos de animais domésticos que costumam passear com seus pets nos deques e praças ao longo da extensão da Avenida Beira-mar.

De acordo com o secretário municipal do Turismo, Fernando de Souza, a intenção da Prefeitura é manter a cidade limpa e evitar “surpresas desagradáveis” durante atividades de lazer e práticas esportivas na orla, além de evitar a transmissão de doenças para os humanos e outros animais. “Felizmente, a maioria das pessoas já adotaram esta prática de levar uma sacolinha e juntar o cocô de seus animais de estimação. Mas, ainda tem gente que não têm esse hábito e acaba deixando a sujeira pra alguém pisar. É uma maneira de incentivar quem já faz a sua parte e de chamar a atenção para quem insiste em passear com seus e pets sem qualquer cuidado”, enfatiza o secretário.

Fique por dentro:

- Você sabia que as fezes de cães e gatos transmitem doenças? Costuma recolher os dejetos de seus animais? Você já pisou em fezes de cães nas calçadas? Quanto tempo levou para limpar o calçado sujo de fezes?

Essas são as perguntas mais frequentes e que geram dúvidas entre as pessoas. Zoonoses são doenças naturalmente transmissíveis de animais para seres humanos. Algumas são conhecidas, outras nem tanto e muitas são desconhecidas. Alguns exemplos de zoonoses transmitidas pelos cães: giardíase, leptospirose, salmonelose, bicho geográfico (Larva migrans), raiva. Entre as zoonoses transmitidas pelos gatos estão toxoplasmose, bicho geográfico, ancilostomíase, salmonelose, leptospirose, toxocaríase, raiva.

Faça o descarte correto:

- Recolha as fezes do seu animal de estimação

- Dê preferência aos sacos biodegradáveis

- Se possível, deposite o cocô no vaso sanitário, descarte a sacola biodegradável no lixo.