Navegantes bate recorde de geração de empregos

26/11/2020 - 13:22h

O Ministério da Economia divulgou nesta quinta-feira o resultado do mês de outubro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, que é o índice que calcula o número de empregos com carteira assinada no Brasil. Segundo o índice, Navegantes gerou 391 novos empregos formais apenas no mês de outubro. Em todo o ano de 2020, já são 738 novos empregos com carteira assinada, totalizando um estoque de 19.358 trabalhadores formais.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita Rodrigo Silveira lembra que em 2019 já foram 1.369 empregos criados e destaca o grande momento que a cidade vive: “Este é o segundo ano de geração consistente de empregos em Navegantes. Em menos de dois anos são mais de 2,1 mil famílias que passaram a ter um emprego com carteira assinada, e isso é transformador na realidade do Município.”

O secretário destaca o fato de que a pujança econômica da cidade vem sendo impulsionada pelo trabalho de simplificação e desburocratização que a prefeitura tem implementado. “Tudo vem crescendo em Navegantes, desde o número de CNPJ ativos, até o faturamento das empresas e a arrecadação de impostos. As grandes empresas estão contratando, novas estão chegando, e os pequenos empreendedores tiveram seus custos cortados a zero com a isenção de taxas que a prefeitura implementou. Nosso desafio para os próximos anos é aumentar a qualificação do emprego aqui gerado, para elevar o desenvolvimento da cidade.”

Segundo as estatísticas, o setor que mais contribuiu para o resultado foi a indústria, seguido dos serviços e da construção civil:

SETOR

SALDO EM 2020

ESTOQUE

Agropecuária

- 1

Comércio

- 42

3.996

Construção

+ 152

Indústria

+ 413

8.895

+ 216

5.231

+ 738

19.358

A expectativa da prefeitura é de manutenção do ritmo de geração de empregos, com a chegada da temporada de verão e com a abertura de novas empresas na cidade, como o Fort Atacadista, cuja inauguração está prevista para dezembro com a geração de 180 novos empregos.

O prefeito Emílio Vieira comemora o momento: “Fico feliz por estar encerrando o mandato deixando uma Navegantes muito mais pujante do que quando assumi. Resolvemos muitos problemas e destravamos o desenvolvimento da cidade com desburocratização e grandes obras de infraestrutura. Navegantes merece o sucesso que está conquistando, que é fruto do suor e do trabalho do seu povo”.