DEFESA CIVIL MONITORA O MUNICÍPIO EM DECORRÊNCIA DAS CHUVAS

22/01/2021 - 18:00h

Em decorrência das fortes chuvas que caíram no estado desde o início da semana, a Defesa Civil de Navegantes realiza trabalho de monitoramento em todo o município para prestar socorro aos munícipes em situação de risco por conta de possíveis alagamentos, enxurradas, deslizamentos, entre outros incidentes relacionados ao clima.

Nas últimas 24h, choveu em torno de 16 mm na cidade. A quantia, de acordo com a coordenação da Defesa Civil navegantina, não é tão expressiva, mas no acumulado da semana acaba contribuindo para manter o solo úmido, o que pode causar problemas de deslizamento de terra. Até o momento, não houve nenhum registro do tipo desde segunda-feira (18). 

De ontem para hoje, foram mais de 40 ocorrências atendidas, mas nenhuma delas oferecia risco à vida. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Navegantes, Carlos Alberto Moretto, o maior problema enfrentado no município é na região do Escalvado, próximo ao morro do Leiteiro, onde o Rio Luiz Alves transbordou e tem afetado as plantações de banana e arroz, na divisa de Navegantes com Ilhota e Luiz Alves. 

Ainda nessa região, 12 residências foram orientadas a deixar suas residências por conta das chuvas. O município se prontificou a oferecer abrigo para os moradores, mas eles optaram por ficar na casa de familiares. O bairro Porto das Balsas também registrou pontos de alagamento nas ruas. 

Na Rua Evaldo Reiser Filho, no Gravatá, onde houve pontos de alagamento, no loteamento Açaí, mas a água não chegou a invadir nenhuma residência. Outra ocorrência no logradouro foi a queda de duas árvores no rio. 

Na Meia Praia, cerca de 15 residências foram atingidas por alagamento. As águas chegaram a marcar de 50 cm de altura. Segundo a Defesa Civil, houve perdas materiais, mas não foi necessária a intervenção dos seus agentes para retirada de moradores da localidade.

Previsão

O coordenador da Defesa Civil de Navegantes diz que a tendência é que nos próximos dias a chuva diminua.

No sábado (23), de acordo com o aviso meteorológico da Defesa Civil, a chuva ocorre de forma mais passageira, porém o risco é muito alto para deslizamentos, alagamentos e enxurradas em todo o Litoral Norte do estado devido aos acumulados elevados nos últimos dias. 

Segundo a Epagri/Ciram, no domingo (24), o sol entre nuvens deve predominar no estado, com possibilidade de chuvas localizadas e passageiras.

A Defesa Civil de Navegantes está preparada 24h para atender os navegantinos. Caso tenha alguma emergência, o telefone para contato é o 153 (ligação gratuita) e o WhatsApp é o (47) 3185-2001.

Autor: Rodrigo Ramos da Silva

Download das fotos em alta resolução

Aguarde