SESAN E SECRETARIA DE OBRAS PRESTAM APOIO À DEFESA CIVIL NO ATENDIMENTO EMERGENCIAL POR CONTA DAS CHUVAS

25/01/2021 - 15:41h

Durante o fim de semana, a Secretaria de Saneamento Básico de Navegantes (Sesan) e a Secretaria de Obras atuaram no apoio às ações emergenciais da Defesa Civil para combater os efeitos das chuvas que caíram no município nos últimos dias. 

Empresas terceirizadas da Sesan, em ação conjunta com a Secretaria de Obras, deram seguimento à limpeza de dos canais de drenagem (valas) neste domingo (24), no interior do município, na região do Carvão, com o intuito de diminuir os efeitos causados pelas chuvas. A ação emergencial foi iniciada no sábado (23) pela manhã e já atendeu também os bairros Gravatá, Meia Praia e Porto Escalvado. 

Nos dois dias, os servidores realizaram a limpeza em, aproximadamente, 1 km de um total de 10 km de canais de drenagem do município. A expectativa é finalizar os trabalhos dentro de 15 dias. 

Ocorrências

Com a queda no volume de chuva, os navegantinos enfrentaram menos transtornos no fim de semana. Segundo a Defesa Civil, da noite de sexta-feira (23) até o final de domingo, choveu aproximadamente 20 mm e foram registradas cinco ocorrências. 

A principal ocorrência aconteceu na sexta-feira, por volta das 20h, no bairro Meia Praia. Munícipes relataram a falta de escoamento, próximo ao aeroporto, o que fez com que a água chegasse a ter entre 70 cm a 1,20m de altura, dependendo do local, dentro das residências, o que causou perdas materiais.

A Defesa Civil foi ao local para prestar o atendimento. O motivo da falta do escoamento era um muro do aeroporto logo ao lado. Os agentes da Defesa Civil entraram em contato com a superintendência da Infraero para que pudesse ser realizada uma obra emergencial para dar vazão à água. Com a permissão do órgão de aviação, os agentes entraram na área do aeroporto para dar início ao trabalho. No final, foram feitos três córregos. 

Cerca de meia hora após a realização da obra, toda a água já havia sido escoada, sendo resolvido o problema daqueles moradores. A Defesa Civil saiu do local por volta das 2h.

Autor: Rodrigo Ramos da Silva

Download das fotos em alta resolução

Aguarde