Fuman intensifica a fiscalização do uso da tração animal em área urbana

26/02/2021 - 18:36h

Diante da lei 3100/2016 que proíbe a circulação de veículo de Tração Animal nas vias urbanas da cidade, a Fuman - Fundação Municipal do Meio Ambiente está intensificando a fiscalização do uso da tração animal. 

Nesta sexta-feira (26), a fiscalização da Fuman notificou dois carroceiros que estavam fazendo o uso da tração animal em área urbana.

Na primeira apreensão denúncia 34/2021, o proprietário do veículo de tração que transportava materiais recicláveis fugiu do local e a carroça foi apreendida. Já na segunda ocorrência 35/2021, o carroceiro transportava resíduos de demolição de uma casa e no decorrer da fiscalização - o animal foi recolhido.

O superintendente da Fuman, Marcos Zaleski de Matos, explicou que o poder público cumpre com as determinações da legislação.

“Para fazer o resgate do animal ou recolher a carroça, o proprietário deverá assinar um termo de compromisso de que não fará mais uso de tração animal em área urbana. O animal é avaliado pelo médico veterinário para verificar as condições de saúde. Em caso de reincidência, a carroça e o animal não são devolvidos aos infratores, sendo dada a correta destinação. O proprietário será responsabilizado de arcar com os custos de deslocamento da carroça e manutenção do pátio,” explica.

Para denunciar, o uso de veículos de tração animal (carroças), o cidadão deverá entrar em contato com a fiscalização da Fuman através do telefone 31852015.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde