Lixo em terrenos baldios e proliferação de bichos continuam sendo uma ameaça à Saúde Pública

23/04/2021 - 18:18h

A Prefeitura de Navegantes está realizando diversas ações com o intuito de minimizar os problemas causados à saúde pública, devido à grande quantidade de lixo descartado em terrenos baldios, em todo o município. Além da proliferação do mosquito da dengue, um outro inseto está aparecendo com bastante frequência nesses locais e também requer atenção especial, são as abelhas.

Mas, diferente do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, as abelhas são extremamente importantes para o meio ambiente, já que são responsáveis pela polinização de 42% das 57 espécies vegetais mais plantadas no mundo, além da produção de mel, alimento rico em propriedades medicinais que ajudam no funcionamento do nosso organismo.

Com o intuito de debater o assunto, devido ao crescente número de enxames de abelhas, que estão se alojando na área urbana do município, principalmente em objetos descartados nos terrenos baldios, o vice-prefeito Wancarlos Wollinger Corsani e o secretário de Agricultura e Pesca, Jairo Romeu Ferracioli, acompanhados dos diretores do setor e da EPAGRI, estiveram em reunião com apicultores de Navegantes, visando a captura correta desses enxames, com segurança e remoção para uma área apropriada para atividade da produção do mel. Além disso, um dos objetivos é incentivar os apicultores a organizarem a categoria, criando inclusive uma associação.

“É necessário que as pessoas tenham cuidado, pois, para mexer num enxame de abelhas, é preciso ter técnicas, além disso, devido à importância delas para o meio ambiente, o que estamos buscando é que nesses locais onde elas se encontram indevidamente, que sejam removidas para locais apropriados”, destaca o secretário.

Denúncias de lixo em terrenos baldios

Embora existam campanhas de orientação, com a informação chegando de várias maneiras à população, a falta de conscientização de alguns cidadãos continua sendo um sério problema para a saúde pública, levando-se em conta que o lixo e entulho jogados nesses locais, oferecem condições propícias para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, escorpiões, ratos, caramujos africanos e também, de abelhas.

O descarte incorreto de lixo em terrenos baldios ainda é uma prática comum na cidade e que precisa ser combatida, com a ajuda da população.

As denúncias podem ser feitas pelo canal da ouvidoria municipal, no telefone 156 ou pelo site https://falabr.cgu.gov.br/publico/sc/Navegantes/Manifestacao/RegistrarManifestacao

Descarte de lixo em local impróprio pode gerar multa

Se um cidadão for pego em flagrante, descartando lixo em local inapropriado, pode ser multado. Contudo, vale destacar que nem todos os casos de resíduos nos terrenos são tratados como crimes ambientais. Muitos são infrações caracterizados como infração de posturas, já que num crime ambiental a pessoa responde nas esferas administrativa, civil e penal.

Secretaria de Obras realiza recolhimento de entulhos de vias públicas

A Secretaria de Obras não realiza limpeza em terrenos particulares. O serviço acontece somente em áreas de passeio e em vias públicas, através de agendamento prévio. Os materiais a serem recolhidos são galhos de árvores, restos de podas, sofás e móveis em geral. É importante mencionar que restos de construção não fazem parte desse serviço.

Quando houver necessidade de realizar esse descarte, o cidadão pode entrar em contato através do telefone (47) 3185 2003, para informações sobre a agenda do recolhimento.

Autor: Maila Santos SC 01773/JP