Município realiza ações para combater o avanço da dengue

03/05/2021 - 18:50h

Navegantes observa um aumento nos casos de dengue em 2021. Foram 102 casos positivos confirmados entre janeiro e abril. Além disso, foram encontrados 874 focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Diante disso, o município trabalha para combater a propagação da dengue.

No dia a dia, o município atende os pacientes suspeitos de dengue nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Hospital de Navegentes e na Central de Triagem da Covid-19 (neste local, em pacientes com duplos sintomas), onde são realizados os exames a partir do sexto dia de sintomas. Após a realização do teste, inicia-se o trabalho para rastreio da doença, a fim de bloquear a transmissão dentro da cidade. 

Quando há suspeitas, a Vigilância Ambiental é acionada e as informações são repassadas aos agentes de endemias, que visitam a residência do possível infectado, conversam com os moradores, fazem a vistoria do local e em todo o raio do quarteirão. Caso o exame dê positivo, é realizada a aplicação do inseticida, popularmente conhecido como fumacê, que mata o mosquito adulto.

Caso haja um terreno baldio cercado ou uma edificação abandonada com possíveis focos do mosquito da dengue nas proximidades, ou que sejam alvos de denúncia da população, os agentes acionam também outras pastas do município, que agem em parceria, como Secretaria de Saneamento Básico (Sesan), Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) e Secretaria de Obras.

Segundo o Superintendente da IAN, Marcos Zaleski de Matos, a pasta atua na fiscalização de depósito irregular de resíduos, onde os locais viram potenciais focos do Aedes aegypti. A IAN, ao identificar a situação, notifica o proprietário. 

A Secretaria de Obras, por sua vez, contribui para o combate da doença com o recolhimento de entulhos na cidade, já que o acúmulo de resíduos contribui para a proliferação do mosquito da dengue. Entre os dias 31 de março e 23 de abril, foram recolhidas 378,27 toneladas de entulho somente no bairro Gravatá. 

Falta de efetivo

Em janeiro, o município contava apenas com oito agentes endêmicos, número bem abaixo do ideal para conseguir atender melhor a população. Isto tornou a parceria com outras pastas, além de setores da Secretaria da Saúde, essencial para o combate da dengue.

Com a defasagem no quadro, o município trabalha, neste momento, na elaboração de processo seletivo para contratação e ampliação do quadro de agentes de endemias, e também de licitação para aquisição de materiais e EPIs que há anos não é realizada pela administração municipal. 

Além disso, existem outras atividades desempenhadas em relação ao combate à dengue como: 

- Ações constantes com informativos e orientação a população sobre as formas de prevenção e cuidados e limpeza em quintais e terrenos baldios;

- Implantação da Sala de Situação, que incluirá secretarias parceiras, realizando reuniões periodicamente para o combate à dengue (Secretarias de Obras, Assistência Social, Educação, Comunicação Social e Corpo de Bombeiro); 

- Parceria com a Regional de Saúde para a disponibilização de três agentes de endemias, para ações em conjunto com os agentes do município, na aplicação do UBV e no B.T. (bloqueio de transmissão).

- Veiculo à disposição da equipe dos agentes de endemias para as ações no município;

- Boletim informativo de casos suspeitos, positivos, negativos e locais de aplicação do inseticida.

Denúncias sobre a dengue no município podem ser feitas através do telefone (47) 3349-0580.

Autor: Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde