Combate à Dengue: Prefeitura aplica fumacê nos bairros São Pedro e Centro

04/05/2021 - 21:18h

Com os crescentes casos de dengue na cidade, o município segue intensificando as ações no combate à doença. Uma delas é a aplicação de inseticida, popularmente conhecido como fumacê, pela Vigilância Ambiental nos bairros de maior incidência de casos e focos do mosquito Aedes aegypti.

Nos dias 6 (próxima quinta-feira), 10 e 13 de maio, a Vigilância Ambiental fará a aplicação do fumacê nos bairros São Pedro (Pontal) e Centro, das 6h às 8h. 

Para que o inseticida tenha maior efetividade e acabe com o maior número de focos do mosquito possível, a Vigilância Ambiental pede para que a população deixe suas portas e janelas abertas durante a aplicação do fumacê. 

De acordo com a coordenadora do combate à dengue no município, Amanda Rodrigues, será utilizada para borrifação do inseticida uma caminhonete adaptada com bombas para o UBV (Ultra Baixo Volume) pesado, usado para bloquear a transmissão da doença. O veículo disponibilizado faz parte de um apoio da Regional de Saúde para o combate à dengue em Navegantes. 

O UBV costal, utilizado pelos servidores a pé, continua sendo aplicado em outros bairros. 

Além da dengue, o Aedes aegypti também é responsável por outras doenças, como Zika e Chikungunya. Cabe à população fazer a sua parte para evitar a propagação do mosquito. Saiba como ajudar. 

- Mantenha em dia a limpeza de calhas; 
- Mantenha lixeiras bem tampadas; 
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; 
- Tampe tonéis e caixas d’água; 
- Mantenha a limpeza de ralos e utilize telas;
- Não deixe água acumulada e parada em nenhuma ocasião; 
- Preencha os pratos de plantas com areia.

Autor: Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde